Entenda quais são as tendências do trade marketing para 2024
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/11/2023
Foto: Divulgação
Estratégias de trade marketing desempenham um papel essencial na construção de uma presença sólida no mercado conectando marcas e consumidores nos PDVs. Por meio do conhecimento dessa área é possível aprimorar a visibilidade, disponibilidade e promoção de produtos, contribuindo com o aumento da eficiência da cadeia de suprimentos e maximizando a rentabilidade.
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Pensando na importância e recorrência desse tema, em agosto desse ano a SA+ Ecossistema de Varejo teve a sua primeira edição do Trade Connection, um evento que reuniu mais de 1.500 profissionais do varejo alimentar com diversas atrações e troca de conhecimentos . Além disso, acaba de chegar ao mercado o curso online Revolução Trade . Lançada pela SA+ Trade, as aulas foram especialmente desenhadas para o varejo e para a indústria , e são ministradas por profissionais do mercado.
Agora, a caminho do último mês do ano, entender qual será o futuro das estratégias nessa área é crucial para atingir os melhores resultados possíveis. Por isso, Alexandre Abreu, diretor de novos negócios da Astéria , empresa do setor tecnológico, separou cinco tendências do trade marketing para 2024. Confira abaixo:
Inteligência Artificial e Análise de Dados
No próximo ano, a inteligência artificial (IA) e a análise de dados vão desempenhar um papel ainda mais fundamental na área. Por este motivo, algumas empresas já estão investindo em algoritmos avançados para prever tendências de mercado, comportamento do consumidor e otimizar a eficácia das campanhas. Alguns grupos como o Cencosud, por exemplo, já utilizam a IA para personalizar experiências de compra, proporcionando ofertas e promoções específicas para cada cliente.
Experiência do Cliente Personalizada
A personalização é e sempre será uma prioridade para as estratégias de trade marketing. Por isso, desenvolver ofertas exclusivas e programas de fidelidade altamente personalizados por meio de dados dos clientes de forma ética e transparente será fundamental para criar experiências que ressoem com o público-alvo. O SuperNosso é um exemplo de empresa que já utiliza alguns recursos voltados para esse tipo de personalização .
Realidade Aumentada no PDV
A realidade aumentada (AR) ganhará destaque nos PDVs, proporcionando aos consumidores experiências mais imersivas e interativas. “Campanhas que integram AR para permitir que os clientes visualizem produtos em seus ambientes antes da compra, por exemplo, prometem aumentar a atratividade das marcas e impulsionar as taxas de conversão”, conta Abreu.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Empresas especializadas em trade marketing estão incorporando cada vez mais práticas sustentáveis em suas estratégias. Dessa forma, é importante se atentar às campanhas e produtos ecologicamente corretos, pois além de atenderem às expectativas dos consumidores preocupados com o meio ambiente, também contribuem para a construção de uma imagem de marca mais positiva.
Marketing de Conteúdo
Por fim, o especialista destaca o marketing de conteúdo como uma ferramenta valiosa para contar histórias envolventes e construir conexões genuínas com os consumidores. Essa tendência se destaca também como uma forma inovadora de se destacar em meio à crescente concorrência.
“Investir em equipes especializadas, ferramentas de análise de dados, tecnologia de gerenciamento de categorias e o marketing promocional, é o principal caminho para garantir o melhor impulsionamento dos negócios”, relata Abreu. O diretor ainda comenta sobre o TradeSuite, uma ferramenta da Astéria desenvolvida para auxiliar o dia a dia do time do trade marketing das grandes empresas.
“A combinação desses elementos permitirá que as empresas otimizem a execução de suas estratégias de trade marketing, alcancem uma presença marcante nos pontos de venda e conquistem a lealdade dos clientes, resultando em um crescimento sólido e sustentável no competitivo cenário de 2024”, finaliza o especialista.
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