SA+ Ecossistema de Varejo

trade marketing trade connection trade supermercadista varejista indústria

Primeira edição do Trade Connection supera expectativa de público

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/08/2023

Promovido pela SA+ Trade, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, o Trade Connection reuniu ontem (29), em São Paulo, cerca de 1.500 profissionais do varejo alimentar em um encontro de muito conteúdo e conexão.

Informação em mais de 20 apresentações distribuídas em nove painéis, que contaram com grandes nomes da indústria e do varejo, além de momentos para consultorias do setor. E intenso relacionamento em um ambiente montado para tal, com feira, coquetel, música, atrações e muita descontração. 

Mediada por Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo, e Eduardo Jaime, sócio-fundador da SA+ Trade, a plenária trouxe algumas provocações, cases e troca de experiências. 

Juntos para promover resultados incríveis 

Contrário ao ditado popular, quando se trata do varejo alimentar, one size "Does not" fit all. Cada atacarejo e cada supermercado tem um formato específico e é necessário que a indústria se atente às peculiaridades de forma individual para aplicar ações. Foi com essa provocação que Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado , abriu o 1º painel.

Com a temática “Visões do trade do ponto de vista da indústria e do varejo”, Samaha levou seu insight como varejista e compartilhou a metodologia S.M.A.R.T (Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e com Data) para medir os resultados das ações e promover uma retroalimentação dos resultados.

Já do lado da indústria, Tirso Mello, VP de Brazil Sales da Procter & Gamble (P&G), compartilhou algumas estratégias para o desenvolvimento de categorias com produtos da empresa que tiveram mudanças bem aceitas entre os consumidores. Segundo dados da apresentação 55% das vendas de amaciantes no C&C são via concentrados, mas o espaço em gôndola ainda não reflete esse share.

No 2º painel do dia, o tema foi “Objetivos dos investimentos em Trade” e para falar desse assunto, Fabio Acayaba, especialista em Trade Marketing, e Eandres Gomes, CMO do Grupo Amigão , subiram no palco. Os palestrantes destacaram a importância da união entre o varejo e a indústria por meio da comunicação para que ambos alcancem o objetivo de ter sucesso com as vendas. 

Além disso, foram levantadas algumas provocações sobre como os planejamentos, muitas vezes, falham ao alcançar as lojas e levar a cultura até esse ponto. Por isso é preciso estabelecer bem o objetivo esperado com determinada ação. Em fala aplaudida pelo público, Acayaba finalizou o painel com um recado para os varejistas e indústria – é preciso extinguir as mesas quadradas e usar mesas redondas, onde o objetivo em comum é colocado no centro. “Juntos podem sair planos com resultados incríveis, e o investimento é natural e consequência. Tem uma grande oportunidade de protagonismo para cada um aqui promover isso”.

A plenária contou ainda com cases da Oxxo, Grupo Pereira, Condor Supermercados, Dalben Supermercados, entre outros. Camila Assis, head de marketing e comunicação externa do  Grupo Nós , responsável pelo OXXO e Shell Select, juntamente com Felipe Votisch, diretor nacional de Trade Marketing e Merchandising da  Nestlé Brasil , mostraram como o trade marketing pode ser uma estratégia a ser explorada também pelo formato de proximidade

Outras apresentações abordaram desde como estruturar os KPIs do trade, com Fernanda Dalben, diretora de marketing do  Dalben Supermercados , e Núria Piai Nava, head de Field Sales da  Red Bull , a como humanizar a relação com o consumidor, conectando-se a ele por meio do mundo das redes sociais com a influenciadora Carol Babadeira, também diretora de marketing no  Grupo Royal . Andreia Zonta, diretora do Condor Supermercados , e Manuela Telles, diretora de Trade Marketing da  Ambev , falaram também desse mundo digital e os desafios de estabelecer um trade multicanal, e Gabriel Monteiro da Newtail palestrou sobre retail media

Marcos Bauer, diretor de Trade Marketing da  P&G , e Antonio Marcos, diretor de Trade Marketing do  Grupo Pereira , mostraram ainda como a indústria pode ajudar o varejista fazendo um gerenciamento da categoria que ela domina e aumentar a rentabilidade com ações simples que, muitas, nem demandam investimento. Os painéis foram encerrados por Ricardo Piccoli, Sr. Director de Special Channels & Trade da  Heineken , com provocações para o profissional de Trade.

Confira a cobertura completa desse encontro que foi um marco na transformação do trade marketing e no fortalecimento da conexão entre varejo e indústria na nossa próxima edição.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,      Instagram     e     Facebook

 
 
COMPARTILHAR
TAGS:trade marketing, trade connection, trade, supermercadista, varejista, indústria, colaboração, parceria, ativação em loja
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - UnileverIndústria

Unilever abandona planos de venda da divisão de sorvetes

Workshop Trade 2024 se encerra levando insights para mais de 150 varejosTrade Marketing

Workshop Trade encerra edição de 2024 com insights estratégicos para o varejo alimentar

família controladora da Cepera - Décio Costa (sentado), Décio Costa Filho e DanielaIndústria

Acompanhando a história do setor, Cepêra cresce duas vezes mais no varejo

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo onlineVarejo Online

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo online

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados