22/01/2025
Missão NRF 25 se encerra com muito networking e aprendizados para serem aplicados no varejo brasileiro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/01/2025
Foto: Divulgação
A segunda edição da Missão NRF, uma iniciativa da Varejo180 com a SA+ Internacional, se encerrou na sede da Mastercard em NY. Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional e Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, conduziram uma parte da reunião especial de fechamento, com os destaques das visitas técnicas. Foi um momento de trazer para a realidade brasileira o que foi visto e vivenciado nas visitas, nas trocas sobre as tendências globais e execuções práticas no mercado brasileiro.
“Posso afirmar sem medo que essa missão, com o nosso grupo e foco no varejo alimentar, está imperdível. Construímos uma profunda imersão em temas, visitas e relacionamentos. Mas, o melhor de tudo isso é passar por uma semana intensa como essa com uma agenda superfluida e tranquila. 2026 promete ainda mais!”, comenta Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade.
Eduardo Jaime e Fabio Acayaba ao lado do onibus da Missão NRF 2025
"Aproveito para reforçar a importância da nossa parceria com a Varejo180, Ronald Nossig, toda a sua equipe e Retail Thinkers. É uma honra para nós da SA+ Internacional estarmos nesse projeto com vocês. Parabéns e muito obrigado!", finaliza Jaime.
Vamos relembrar como foi a última semana:
Dia 11
Reunindo aproximadamente 200 profissionais do setor no Harvard Club de Nova Iorque, a Missão se iniciou com a apresentação do que ocorreria nos próximos dias e a palestra Tech Trends 2025 para o Varejo com Arthur Igreja, cofundador da plataforma AAA Inovação. O executivo abordou a importância da Inteligência Artificial (IA) para o setor, principalmente pelo seu potencial de aumentar em 40% as vendas.
O sábado também foi marcado por algumas visitas técnicas a dois varejos americanos: Stew Leonard’s e Costco Wholesale, que se destacam pelo atendimento e experiência do consumidor.
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Dia 12
Já no segundo dia, foi iniciada a NRF (National Retail Federation), que este ano teve como tema central a mudança de jogo (do inglês game changer), destacando as estratégias e inovações que estão remodelando o varejo.
Um dos destaques entre as palestras com empresas como a Euromonitor, Walmart, Sam’s Club e Target, foi a importância da IA – que já não pode mais ser considerada um diferencial, mas sim algo essencial para o funcionamento do negócio.
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Dia 13
Com painéis de empresas como IKEA, LEGO, Best Buy, Pattern Beauty e Rare Beauty, o segundo dia da NRF trouxe ainda mais insights estratégicos que podem ser aplicados no varejo brasileiro. Novamente, a IA apareceu como uma das protagonistas das palestras, junto a gestão de pessoas e sustentabilidade.
A experiência do cliente também foi um tema de destaque, assim como o impacto das redes sociais nas decisões de compras das gerações mais jovens (Z – nascidos entre 1996 e 2010; e alpha – nascidos entre 2011 e 2024).
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Dia 14
O último dia da NRF também trouxe painéis com muito conteúdo para incentivar executivos a aprimorar seus negócios com as principais tendências. Alguns dos principais painéis foram conduzidos por empresas como Nordstrom, Target, Lululemon, Goldman Sachs e a Dylan's Candy Bar.
Os principais temas foram a evolução do retail media e a digitalização das estratégias de marketing; o uso de tecnologias em tempo real nas lojas físicas; a adaptação à cultura local e parcerias estratégicas. Além disso, o assunto do impacto do digital na decisão de compra dos mais jovens também foi mencionado.
O dia ainda foi marcado por muito networking entre os mais de 200 profissionais que embarcaram com a gente nessa edição da Missão NRF.
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Dia 15
Com todos os aprendizados da NRF ainda frescos, a Missão levou os profissionais para mais visitas técnicas. Dessa vez, foram seis varejos visitados: Wegmans, Trader Joe's, Eataly, Westside Market, Whole Foods e PetCo – todos grandes referências quando o assunto é experiência do consumidor.
As empresas do segmento alimentar também se destacam pelos alimentos frescos e orgânicos, além dos investimentos em marcas próprias e pratos prontos, frequentemente buscados pelos nova-iorquinos como uma opção prática para se alimentar.
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