21/01/2025
6 varejos dos EUA que vão te fazer refletir sobre experiência do cliente
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/01/2025
Foto: Divulgação
Estilos diferentes, mas um aspecto em comum: excelência na experiência do cliente. Assim podemos descrever os seis varejos estadunidenses visitados ontem (15) na Missão NRF 2025, uma iniciativa da Varejo180 em parceria a SA+ Internacional.
Conheça um pouco mais sobre cada uma a seguir:
WEGMANS
Fundada em 1916, a Wegmans possui mais de 100 lojas. Seus principais destaques são o atendimento ao cliente, pratos prontos para o consumo e ingredientes frescos. Para se ter uma ideia, são mais de 700 tipos diferentes de frutas e legumes, colhidos e entregues diariamente nas lojas. Além disso, as unidades possuem restaurantes internos de hambúrguer, pizza, sushi, sanduíches, saladas e muito mais.
“Logo na entrada percebi como as seções parecem fábricas de comida, com uma produção ‘aberta’ de alimentos. Já na mercearia há um destaque muito grande dedicado à marca própria. Todas as pontas de gôndola são dedicadas a esses itens. Não é à toa que eles são referência em nível de satisfação” - Eandres Aguiar, CMO do Grupo Amigão.
“Essa é uma loja extremamente diferenciada, com um sortimento incrível de perecíveis e produtos prontos para comer com qualidade altíssima”, Maria Cristina Merçon, diretora de marketing, fidelidade, growth e retail media do GPA.
TRADER JOE´S
Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
O Trader Joe's foi fundado em 1958 e dados recentes indicam que possui mais de 570 lojas em 42 estados dos Estados Unidos, empregando mais de 50.000 funcionários. A experiência do consumidor é um dos fatores mais importantes da rede. Nesse sentido alguns dos diferenciais são os minicarrinhos de compras para crianças, o engajamento comunitário, e a política de devolução que permite com que os consumidores devolvam qualquer item com reembolso total, mesmo que já tenham sido abertos e estejam sem recibo.
Atualmente, cerca de 80% dos produtos vendidos no Trader Joe’s são de marca própria. Outro diferencial é a comunicação nas lojas formada por placas e cartazes criados por artistas locais.
“Eles possuem uma das lojas que mais vende por metro quadrado. Os consumidores também gostam e reconhecem o valor da marca própria, mesmo sem folheto de promoção”. - Wilhelm Kauth, sócio gerente da Rampa Retail Consulting e especialista em marca própria.
WESTSIDE MARKET
Com 8 lojas em Manhattan, o Westside Market NYC tem como foco adaptar-se às necessidades específicas de cada bairro, elevando a personalização, apesar da área de vendas enxuta. Cada loja tem uma cozinha própria e um comprador individual, garantindo uma oferta de produtos que reflete as preferências locais.
A empresa também se destaca nas opções de pratos prontos para o consumo ou congeladas com foco na culinária grega. A Westside Market NYC também é elogiada por seu atendimento ao cliente, com funcionários amigáveis e atenciosos que ajudam a criar uma experiência de compra mais personalizada e acolhedora.
“As lojas têm entre 500 m² a 1.000 m² e cerca de 15.000 a 20.000 SKUs, com maioria de itens frescos. O fluxo é altíssimo, a média de visitação é quase diária. Eles provam que mesmo com um espaço reduzido, é possível ter um sortimento completo”, comenta Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional.
“O sortimento é um destaque. É muito interessante como eles aproveitam o espaço com muito cross-merchandising. Outro ponto é o frescor dos alimentos pronto para consumo, atendendo uma necessidade latente para o público dos EUA”, elogiou Fernanda Dalben, diretora de marketing do Supermercados Dalben.
“Nunca vi nada igual. Com 50 funcionários eles conseguem entregar um atendimento excelente e frescor dos alimentos que são repostos diariamente”, Lindonor Peruzzo Junior, vice-presidente do Supermercado Peruzzo.
“Eles focam muito em produtos e atendimento ao cliente, mas poderiam melhorar a experiência digital para potencializar ainda mais a experiência”, Marcos Xavier, CEO da Árvore Digital
EATALY
Fundado em 2007, o Eataly possui mais de 40 lojas ao redor do mundo e tem um faturamento estimado de US$ 700 milhões. A mais nova loja do Eataly em Nova York inclui um restaurante, que serve uma variedade de pratos italianos autênticos e também disponibiliza opções para levar para a casa, incluindo mais de 200 carnes e queijos, 200 tipos de massas e uma variedade de caixas de presente premium.
Além de misturar as duas frentes – supermercado e restaurante – a empresa também promove workshops em suas lojas sobre a culinária italiana, fazendo com que suas unidades se tornem um lugar para comprar, comer e aprender. O Eataly também busca deixar suas lojas em centros urbanos e bairros sofisticados, atraindo um público exigente e com interesse em gastronomia premium. Com atendimento diferenciado, os colaboradores também são treinados para educar e engajar os clientes sobre os produtos.
WHOLE FOODS
Com mais de 500 lojas, a Whole Foods foi comprada pela Amazon em 2017, e desde então tem se destacado nas vendas onlines, com entrega em casa, coleta na calçada, descontos para membros do Prime e armários para retirada de pedidos.
Em 2018, a Amazon capturou 30% dos gastos com compras de alimentos online nos EUA, evidenciando o crescimento significativo do e-commerce no setor e estimulando a inovação e a concorrência no varejo alimentar.
A Whole Foods é famosa principalmente por seus produtos naturais, saudáveis e voltados ao bem-estar. Suas unidades mais recentes contam com área de vendas maior e utilizam a luz natural de forma aprimorada. O sortimento também se expandiu, além de várias melhorias nas seções de café, cervejas e food service.
PETCO
Com mais de 2.000 m² as lojas da PetCo vão além da venda de itens de marca própria e premium para os companheiros de quatro patas. As unidades também oferecem serviço veterinário, salão de beleza, autoatendimento para tosa, cozinha gourmet, treinamento para cães e adoção de gatos com uma cabine fotográfica para que os pais dos animais de estimação capturem o momento.
A loja combina o design clássico da cidade de Nova York e elementos arquitetônicos de vários bairros, com tijolo aparente, pisos de madeira em espinha e luminárias feitas com materiais recuperados.
“A missão promove networking e visitas técnicas o que acrescenta muito nos negócios. A lição de casa é entender o propósito e executar tudo em direção a ele” – Ricardo da Rocha do Supermercados Porecatu.