6 varejos dos EUA que vão te fazer refletir sobre experiência do clienteSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amigão registra aumento de 9% de novos clientes na categoria candies

21/01/2025

NEWSLETTER

6 varejos dos EUA que vão te fazer refletir sobre experiência do clienteSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Varejo InternacionalMissão NRF 2025NRF 2025WegmansTrader Joe’sEataly

6 varejos dos EUA que vão te fazer refletir sobre experiência do cliente

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/01/2025

Wegmans

Foto: Divulgação


Estilos diferentes, mas um aspecto em comum: excelência na experiência do cliente. Assim podemos descrever os seis varejos estadunidenses visitados ontem (15) na Missão NRF 2025, uma iniciativa da Varejo180 em parceria a SA+ Internacional.


Conheça um pouco mais sobre cada uma a seguir:


WEGMANS


Fundada em 1916, a Wegmans possui mais de 100 lojas. Seus principais destaques são o atendimento ao cliente, pratos prontos para o consumo e ingredientes frescos. Para se ter uma ideia, são mais de 700 tipos diferentes de frutas e legumes, colhidos e entregues diariamente nas lojas. Além disso, as unidades possuem restaurantes internos de hambúrguer, pizza, sushi, sanduíches, saladas e muito mais. 

“Logo na entrada percebi como as seções parecem fábricas de comida, com uma produção ‘aberta’ de alimentos. Já na mercearia há um destaque muito grande dedicado à marca própria. Todas as pontas de gôndola são dedicadas a esses itens. Não é à toa que eles são referência em nível de satisfação” - Eandres Aguiar, CMO do Grupo Amigão.

“Essa é uma loja extremamente diferenciada, com um sortimento incrível de perecíveis e produtos prontos para comer com qualidade altíssima”, Maria Cristina Merçon, diretora de marketing, fidelidade, growth e retail media do GPA.

TRADER JOE´S 


Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


O Trader Joe's foi fundado em 1958 e dados recentes indicam que possui mais de 570 lojas em 42 estados dos Estados Unidos, empregando mais de 50.000 funcionários. A experiência do consumidor é um dos fatores mais importantes da rede. Nesse sentido alguns dos diferenciais são os minicarrinhos de compras para crianças, o engajamento comunitário, e a política de devolução que permite com que os consumidores devolvam qualquer item com reembolso total, mesmo que já tenham sido abertos e estejam sem recibo. 


Atualmente, cerca de 80% dos produtos vendidos no Trader Joe’s são de marca própria. Outro diferencial é a comunicação nas lojas formada por placas e cartazes criados por artistas locais. 

“Eles possuem uma das lojas que mais vende por metro quadrado. Os consumidores também gostam e reconhecem o valor da marca própria, mesmo sem folheto de promoção”. - Wilhelm Kauth, sócio gerente da Rampa Retail Consulting e especialista em marca própria.

WESTSIDE MARKET 


Com 8 lojas em Manhattan, o Westside Market NYC tem como foco adaptar-se às necessidades específicas de cada bairro, elevando a personalização, apesar da área de vendas enxuta. Cada loja tem uma cozinha própria e um comprador individual, garantindo uma oferta de produtos que reflete as preferências locais.


A empresa também se destaca nas opções de pratos prontos para o consumo ou congeladas com foco na culinária grega. A Westside Market NYC também é elogiada por seu atendimento ao cliente, com funcionários amigáveis e atenciosos que ajudam a criar uma experiência de compra mais personalizada e acolhedora.


“As lojas têm entre 500 m² a 1.000 m² e cerca de 15.000 a 20.000 SKUs, com maioria de itens frescos. O fluxo é altíssimo, a média de visitação é quase diária. Eles provam que mesmo com um espaço reduzido, é possível ter um sortimento completo”, comenta Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional.
“O sortimento é um destaque. É muito interessante como eles aproveitam o espaço com muito cross-merchandising. Outro ponto é o frescor dos alimentos pronto para consumo, atendendo uma necessidade latente para o público dos EUA”, elogiou Fernanda Dalben, diretora de marketing do Supermercados Dalben.
“Nunca vi nada igual. Com 50 funcionários eles conseguem entregar um atendimento excelente e frescor dos alimentos que são repostos diariamente”, Lindonor Peruzzo Junior, vice-presidente do Supermercado Peruzzo.
“Eles focam muito em produtos e atendimento ao cliente, mas poderiam melhorar a experiência digital para potencializar ainda mais a experiência”, Marcos Xavier, CEO da Árvore Digital

 EATALY


Fundado em 2007, o Eataly possui mais de 40 lojas ao redor do mundo e tem um faturamento estimado de US$ 700 milhões. A mais nova loja do Eataly em Nova York inclui um restaurante, que serve uma variedade de pratos italianos autênticos e também disponibiliza opções para levar para a casa, incluindo mais de 200 carnes e queijos, 200 tipos de massas e uma variedade de caixas de presente premium.


Além de misturar as duas frentes – supermercado e restaurante – a empresa também promove workshops em suas lojas sobre a culinária italiana, fazendo com que suas unidades se tornem um lugar para comprar, comer e aprender. O Eataly também busca deixar suas lojas em centros urbanos e bairros sofisticados, atraindo um público exigente e com interesse em gastronomia premium. Com atendimento diferenciado, os colaboradores também são treinados para educar e engajar os clientes sobre os produtos.


WHOLE FOODS


Com mais de 500 lojas, a Whole Foods foi comprada pela Amazon em 2017, e desde então tem se destacado nas vendas onlines, com entrega em casa, coleta na calçada, descontos para membros do Prime e armários para retirada de pedidos.

Em 2018, a Amazon capturou 30% dos gastos com compras de alimentos online nos EUA, evidenciando o crescimento significativo do e-commerce no setor e estimulando a inovação e a concorrência no varejo alimentar.

A Whole Foods é famosa principalmente por seus produtos naturais, saudáveis e voltados ao bem-estar. Suas unidades mais recentes contam com área de vendas maior e utilizam a luz natural de forma aprimorada. O sortimento também se expandiu, além de várias melhorias nas seções de café, cervejas e food service.


PETCO 


Com mais de 2.000 m² as lojas da PetCo vão além da venda de itens de marca própria e premium para os companheiros de quatro patas. As unidades também oferecem serviço veterinário, salão de beleza, autoatendimento para tosa, cozinha gourmet, treinamento para cães e adoção de gatos com uma cabine fotográfica para que os pais dos animais de estimação capturem o momento.


A loja combina o design clássico da cidade de Nova York e elementos arquitetônicos de vários bairros, com tijolo aparente, pisos de madeira em espinha e luminárias feitas com materiais recuperados.

“A missão promove networking e visitas técnicas o que acrescenta muito nos negócios. A lição de casa é entender o propósito e executar tudo em direção a ele” – Ricardo da Rocha do Supermercados Porecatu.
COMPARTILHAR
TAGS:Varejo Internacional,Missão NRF 2025,NRF 2025,Wegmans,Trader Joe’s,Eataly, Westside Market,Whole Foods,PetCo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosGestão

Especialista destaca 8 tendências para o varejo em 2025

Adobe StockNRF 2025

Missão NRF 25 se encerra com muito networking e aprendizados para serem aplicados no varejo brasileiro

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcDSupermercados Mundial

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcD

TargetMissão NRF 2025

O retail media já é um dos focos de investimento da Target

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados