14/01/2025
Missão NRF 2025 se inicia com insights e visita técnica a varejos americanos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/01/2025
Fachada do Stew Leonard's, visistado pelos profissionais do setor que estão participando da Missão NRF 2025. Foto: Divulgação
A Missão NRF 2025, uma iniciativa da Varejo180 em parceria com a SA+ Internacional, se iniciou no último sábado, reunindo aproximadamente 200 profissionais do setor no Harvard Club de Nova Iorque. “Foi uma emoção falar neste lugar incrível, que carrega tanta história de troca de conhecimento e aprendizado. Ronald Nossig (CEO da Varejo180), Fabio Acayaba (CMO da SA+ Internacional) e eu estaremos por aqui até o final desta semana, acompanhados da nossa comitiva”, comentou Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade.
A abertura também foi marcada pela palestra Tech Trends 2025 para o Varejo com Arthur Igreja, cofundador da plataforma AAA Inovação. “93% dos adultos que trabalham nos EUA afirmam já ter utilizado alguma IA generativa. E não é hype. Hypes são construídos com narrativas, enquanto tendências são com dados. Diferente do multiverso, a IA é uma tendência”, explicou o especialista.
Foto: Arthur Igreja e Eduardo Jaime no Harvard Club de Nova Iorque. Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
Ainda segundo Igreja, o varejo é o segundo segmento mais impactado pela IA, abaixo somente do setor de tecnologia. O executivo ainda ressaltou como a hiper-personalização fornecida pela IA pode aumentar em 40% a chance de compra no varejo.
Já no segundo dia, foi iniciada a NRF (National Retail Federation), que este ano tem como tema central a mudança de jogo (do inglês game changer), destacando as estratégias e inovações que estão remodelando o varejo. “Há muito entusiasmo entre os principais palestrantes sobre o tema. O varejo americano vem consolidando as principais tecnologias utilizadas nos últimos anos, como a IA, retail media, implementações em prol da sustentabilidade e muito mais”, conta Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional.
Palestras
Euromonitor – Tendências no Varejo Alimentar
A inflação permanecerá como um fator de pressão significativa, com índices projetados entre 5% e 6% para 2025. Isso causa um impacto evidente em preços e crescimento no Brasil e América.
Já em relação às vendas em lojas físicas, os executivos discutiram como o crescimento é baixo, mas ainda positivo, pressionado por preços. Por outro lado, o e-commerce segue como um canal em expansão, sendo que as projeções indicam para um crescimento de 5%.
Diante desse cenário, uma oportunidade de diferenciação é investir no last mile, o último processo na etapa de entrega de uma encomenda. Um exemplo é o Walmart que cobre 93% da área habitada dos EUA.
Transformação Digital com CTOs da C&A e Sam’s
A relação com os consumidores tem sido fortemente moldada pela IA, que permite ampliar a hiperpersonalização e adaptar o sortimento rapidamente para atender às necessidades do consumidor.
A palestra também ressaltou o papel essencial que a tecnologia exerce, não mais somente como suporte, mas como algo integro para o funcionamento. Por isso, os CTOs se tornaram peças fundamentais nos comitês de decisão.
A principal lição foi que a IA é uma revolução necessária para remodelar estruturas empresariais e a área de tecnologia deve estar integrada às estratégias organizacionais.
Target – Foco em Desenvolvimento de Pessoas
O Target demonstrou como o seu sucesso é fortemente ligado a gestão de pessoas. Segundo a empresa, a formação e treinamento contínuos garantem a maior retenção de funcionários no setor. Um turnover baixo também permite expansões aceleradas com equipes capacitadas internamente.
Espaço de Startups – Soluções para o Varejo
As startups trazem soluções práticas para dores como: operações, logística, sortimento inteligente, gestão de loja, precificação dinâmica e estratégias de portfólio. Outro fator marcante foi a presença da IA – o que demonstra que a tecnologia deixou de ser um diferencial e agora é essencial para a competitividade.
Visitas técnicas
No sábado (11), a vertical do Varejo Alimentar da nossa Missão NRF também levou os profissionais a dois varejos: o Stew Leonard’s, especialista em alimentos frescos, produtos locais e que eventualmente realiza atrações com shows; e a Costco Wholesale, uma conhecida gigante do varejo que oferece produtos de alta qualidade a preços acessíveis para membros.
Stew Leonard’s
Uma empresa familiar, fundada em 1969 e que operava inicialmente como uma loja de laticínios, que hoje fatura mais de US$ 500 milhões anualmente. Hoje comandada por Stew Leonard’s Jr., filho do fundador, a empresa se destaca quando o assunto é atendimento dos clientes. Tanto é que recebeu o reconhecimento global de excelência pela qualidade de serviço voltado para os consumidores. O varejo também já entrou no Guiness, por bater o recorde de maiores vendas por área dentre lojas de comida nos EUA.
O Stew Leonard's também adotou o conceito de laticínios frescos e expandiu para carnes, peixes, hortifrúti, padaria e adega. Ao contrário dos supermercados tradicionais, que vendem em média 30.000 itens, cada loja Stew Leonard's oferece apenas 2.200 itens, selecionados pelo seu frescor, qualidade e valor.
A empresa também já foi chamada de a Disneylândia das lojas de laticínios pelo New York Times, devido aos seus personagens fantasiados, entretenimento programado, zoológico de contato e animatrônicos espalhados pelas lojas que encantam os consumidores.
Foto: Divulgação
Costco Wholesale
Presente em oito países, a Costco Wholesale foi a primeira empresa a crescer de 0 a U$S 3 bilhões em menos de seis anos. Ela opera como um clube de compras por adesão, e oferece cerca de 4.000 SKUs por loja, escolhidos com base na qualidade, preço e marca.
A empresa também se destaca pelo foco nos funcionários. A Costco oferece salários justos e benefícios de alto nível, o que atrai colaboradores positivos, dinâmicos e talentosos.