GPA explica como reduziu seu prejuízo em 22%SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Busca por saudabilidade abre espaço para novas categorias nos supermercados

20/07/2025

NEWSLETTER

GPA explica como reduziu seu prejuízo em 22%SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negóciosResultados 2T24GPA

GPA explica como reduziu seu prejuízo em 22%

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/08/2024

GPA explica como reduziu seu prejuízo em 22%

Foto: Divulgação


Na reta final do seu ciclo de três anos de planejamento estratégico com foco no turnaround o GPA apresentou recuo de 21,9% no prejuízo líquido, para R$ 332 milhões, no segundo trimestre de 2024. Segundo o compartilhado pela empresa em uma teleconferência ontem (7), parte desse resultado reflete o crescimento superior das vendas em relação às despesas internas e o efeito de juros na dívida reduzido.

Liderada por Marcelo Pimentel, CEO da empresa, a fase de turnaround será finalizada este ano e envolve a retomada da lucratividade e crescimento, e ganho de market share, reconexão com os consumidores, incremento da relevância da experiência digital e segmentação dos planos de expansão.

Nos últimos 12 meses, o GPA vendeu R$ 1,9 bilhão em ativos, entre lojas, prédios e postos. Contudo, o recuo na alavancagem financeira não foi algo alcançado somente com a venda de ativos, sendo que a maturidade das operações também foi importante para os resultados. 

 

Conforme adiantamos ontem (07), um dos destaques dos resultados da empresa entre abril e junho foi o desempenho das lojas de proximidade. O formato apresentou crescimento de 6,9% em vendas mesmas lojas e teve um avanço de 22,5% na renda bruta, enquanto o supermercado Pão de Açúcar apresentou um avanço menor, com 1,1%. Para Pimentel, esses índices refletem a alta nas vendas que o formato de proximidade tem trazido desde 2022.

 

A empresa também aposta na receita gerada com o retail media e com as iniciativas de despesas operacionais. 

 

Pimentel comentou que a venda não será trocada pela rentabilidade, e, se não for possível elevar ambas, vão se manter sem afetar a rentabilidade. O executivo ainda falou que agora, no segundo semestre, o planejamento será entregar o turnaround com a empresa mais preparada e estruturada para novos ganhos.

 

Como informamos em maio, a próxima fase do grupo terá foco no crescimento e se estenderá por três anos, entre 2025 e 2027, com o objetivo de retomar os resultados líquidos e expandir.

 

Fonte: Redação SA+ Ecossistema de Varejo e Valor Econômico

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,Resultados 2T24,GPA
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados 2T25

Lucro do Assaí no 2º tri pode desacelerar mesmo em meio ao processo de desalavancagem

KellanovaInvestimentos

Kellanova investe mais de R$ 500 milhões no Brasil até 2026

GPAAquisição

Empresa familiar mineira aumenta participação no GPA

Ferrero negocia compra da WK Kellogg em movimento de US$ 3 bilhõesAquisição

Ferrero negocia compra da WK Kellogg em movimento de US$ 3 bilhões

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados