20/02/2025
GPA explica como reduziu seu prejuízo em 22%
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/08/2024
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Foto: Divulgação
Na reta final do seu ciclo de três anos de planejamento estratégico com foco no turnaround o GPA apresentou recuo de 21,9% no prejuízo líquido, para R$ 332 milhões, no segundo trimestre de 2024. Segundo o compartilhado pela empresa em uma teleconferência ontem (7), parte desse resultado reflete o crescimento superior das vendas em relação às despesas internas e o efeito de juros na dívida reduzido.
Liderada por Marcelo Pimentel, CEO da empresa, a fase de turnaround será finalizada este ano e envolve a retomada da lucratividade e crescimento, e ganho de market share, reconexão com os consumidores, incremento da relevância da experiência digital e segmentação dos planos de expansão.
Nos últimos 12 meses, o GPA vendeu R$ 1,9 bilhão em ativos, entre lojas, prédios e postos. Contudo, o recuo na alavancagem financeira não foi algo alcançado somente com a venda de ativos, sendo que a maturidade das operações também foi importante para os resultados.
Conforme adiantamos ontem (07), um dos destaques dos resultados da empresa entre abril e junho foi o desempenho das lojas de proximidade. O formato apresentou crescimento de 6,9% em vendas mesmas lojas e teve um avanço de 22,5% na renda bruta, enquanto o supermercado Pão de Açúcar apresentou um avanço menor, com 1,1%. Para Pimentel, esses índices refletem a alta nas vendas que o formato de proximidade tem trazido desde 2022.
A empresa também aposta na receita gerada com o retail media e com as iniciativas de despesas operacionais.
Pimentel comentou que a venda não será trocada pela rentabilidade, e, se não for possível elevar ambas, vão se manter sem afetar a rentabilidade. O executivo ainda falou que agora, no segundo semestre, o planejamento será entregar o turnaround com a empresa mais preparada e estruturada para novos ganhos.
Como informamos em maio, a próxima fase do grupo terá foco no crescimento e se estenderá por três anos, entre 2025 e 2027, com o objetivo de retomar os resultados líquidos e expandir.
Fonte: Redação SA+ Ecossistema de Varejo e Valor Econômico
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