GPA explica como reduziu seu prejuízo em 22%SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

70% escolhem o supermercado pelos serviços financeiros e quase metade passa a gastar mais depois disso

14/12/2025

NEWSLETTER

GPA explica como reduziu seu prejuízo em 22%SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negóciosResultados 2T24GPA

GPA explica como reduziu seu prejuízo em 22%

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/08/2024

GPA explica como reduziu seu prejuízo em 22%

Foto: Divulgação


Na reta final do seu ciclo de três anos de planejamento estratégico com foco no turnaround o GPA apresentou recuo de 21,9% no prejuízo líquido, para R$ 332 milhões, no segundo trimestre de 2024. Segundo o compartilhado pela empresa em uma teleconferência ontem (7), parte desse resultado reflete o crescimento superior das vendas em relação às despesas internas e o efeito de juros na dívida reduzido.

Liderada por Marcelo Pimentel, CEO da empresa, a fase de turnaround será finalizada este ano e envolve a retomada da lucratividade e crescimento, e ganho de market share, reconexão com os consumidores, incremento da relevância da experiência digital e segmentação dos planos de expansão.

Nos últimos 12 meses, o GPA vendeu R$ 1,9 bilhão em ativos, entre lojas, prédios e postos. Contudo, o recuo na alavancagem financeira não foi algo alcançado somente com a venda de ativos, sendo que a maturidade das operações também foi importante para os resultados. 

 

Conforme adiantamos ontem (07), um dos destaques dos resultados da empresa entre abril e junho foi o desempenho das lojas de proximidade. O formato apresentou crescimento de 6,9% em vendas mesmas lojas e teve um avanço de 22,5% na renda bruta, enquanto o supermercado Pão de Açúcar apresentou um avanço menor, com 1,1%. Para Pimentel, esses índices refletem a alta nas vendas que o formato de proximidade tem trazido desde 2022.

 

A empresa também aposta na receita gerada com o retail media e com as iniciativas de despesas operacionais. 

 

Pimentel comentou que a venda não será trocada pela rentabilidade, e, se não for possível elevar ambas, vão se manter sem afetar a rentabilidade. O executivo ainda falou que agora, no segundo semestre, o planejamento será entregar o turnaround com a empresa mais preparada e estruturada para novos ganhos.

 

Como informamos em maio, a próxima fase do grupo terá foco no crescimento e se estenderá por três anos, entre 2025 e 2027, com o objetivo de retomar os resultados líquidos e expandir.

 

Fonte: Redação SA+ Ecossistema de Varejo e Valor Econômico

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,Resultados 2T24,GPA
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPA x SpoletoGPA

GPA investe em parcerias com foodservice para ampliar sortimento e experiência do cliente

henrique-braun-5x4Movimentação

Coca-Cola promove executivo brasileiro ao comando global a partir de março

itaúAquisição

Itaú compra participações de Assaí e GPA na FIC, ampliando oportunidades em serviços financeiros para as varejistas

1731418445269-grupo-mateus-mix-mateusauditorias

Grupo Mateus contrata nova auditoria para solucionar problema de R$ 1 bi no estoque

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados