ÚLTIMAS NOTÍCIAS
08/12/2025
Itaú compra participações de Assaí e GPA na FIC, ampliando oportunidades em serviços financeiros para as varejistas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/12/2025

Foto: Adobe Stock
O Itaú Unibanco firmou acordo para adquirir as participações de GPA e Assaí na Financeira Itaú CBD (FIC), operação que centraliza o controle da instituição financeira e reorganiza as parcerias do varejo no segmento de crédito, além da Casas Bahia. As informações constam em comunicados divulgados pelas companhias.
O GPA informou que o valor a ser recebido pela venda de sua participação indireta na FIC é de R$ 260,1 milhões, sujeito a ajustes até a data de fechamento. Segundo o documento, o negócio permitirá à empresa buscar novos parceiros para serviços financeiros em suas mais de 730 lojas. O comunicado registra que “os clientes da FIC e detentores dos cartões de crédito co-branded (Itaú/GPA) continuarão a poder utilizar seus cartões de crédito nas lojas físicas e digitais do GPA durante os respectivos prazos de validade”.
O Assaí comunicou que sua participação indireta na FIC será vendida em segunda etapa, dois anos após o fechamento inicial envolvendo GPA e Casas Bahia. O valor estimado é de R$ 260 milhões. No fato relevante, a companhia informou que, após a primeira etapa, a parceria comercial com a FIC permanece válida por dois anos. O texto registra que “os clientes da FIC detentores dos cartões de crédito co-branded Itaú/Assaí continuarão a poder utilizar seus cartões de crédito nas lojas físicas e digitais da Companhia durante a vigência da parceria”.
O Itaú afirmou que, até a conclusão formal das transações, os clientes da FIC e do Investcred continuarão sendo atendidos normalmente e seguirão podendo utilizar seus cartões nos varejistas envolvidos e em demais estabelecimentos. A efetivação da compra depende de aprovação do Cade e do Banco Central.
Notícias relacionadas
Geolocalização43% das lojas do Muffato têm um Assaí a 10 minutos de distância, aponta estudo
ConsumoBlack Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumo
Fusões e AquisiçõesSócios do Muffato passam a deter 10% de participação no Assaí por meio de investimento financeiro
Crescimento







