21/11/2025
Assaí se consolida como uma das empresas com o maior fluxo em loja física do Brasil
POR Bárbara Fernandes
EM 19/11/2025

Foto: Divulgação
Nos últimos cinco anos, o Assaí investiu fortemente na expansão, chegando a novas regiões e conquistando mais parcelas da população. Segundo dados internos da empresa, a classe AB responde por 44% das vendas pessoa física, enquanto a classe C concentra 47%. Já as classes DE representam 9%.
Em termos de penetração, a classe B registra o maior índice (64%), seguida da classe A (62%). As classes C e DE têm 58% e 53%, respectivamente. “Talvez as taxas de penetração espantem um pouco, porque esperam que o mais forte seja entre as classes DE. Mas é preciso entender quem é a classe A no Brasil", pontuou Belmiro Gomes, CEO do Assaí durante o Investor Day 2025. "Além dos CEOs de multinacionais, temos também os donos de empresas geradoras ou transportadoras e empreendedores. Eles são a maior parte da classe A, e lidam com o dinheiro de forma diferente.”
A empresa também analisa quantos moradores por lar há entre seus consumidores PF. Mais da metade dos shoppers (54%) possui entre 3 a 4 pessoas vivendo na mesma casa. 23% tem 2 moradores por lar, 18% possuem 5 ou mais e apenas 6% são os únicos residentes em suas casas.
No geral, os consumidores pessoa física representam 58% das vendas do Assaí e 84% do fluxo.
No segmento pessoa jurídica, os clientes respondem por 42% das vendas e 16% do fluxo, sendo que os transformadores representam 62% desse público, seguidos por revendedores (35%). Utilizadores aparecem em último com 3%.
Entre os negócios atendidos, donos de restaurantes lideram (23%), enquanto mercadinhos aparecem com 21%. No gráfico também estão presentes as lanchonetes (13%), mercearias (11%), pizzarias, padarias e bares (com 6% cada).
“Temos uma diversidade gigantesca espelhado nos 40 milhões de clientes mensais. Essa é a grande fortaleza da Companhia. Somos a empresa com o maior fluxo em loja física do Brasil”, conta Belmiro Gomes, presidente do Assaí
Notícias relacionadas
Oportunidades de CrescimentoPerfil multicultural e jovem ganha peso no consumo de pescados e altera sortimento das lojas
Assaí Investor Day“Se você quer saber um pouco de como vamos seguir, é só olhar para o que a Costco fez nos EUA”, conta Belmiro Gomes, CEO do Assaí
ExpansãoAssaí Atacadista aumenta presença no ABC Paulista com 6ª loja em Santo André
Resultados 3º T 25







