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Bebidas puxam faturamento do varejo na Black Friday

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/12/2025

Páscoa

Foto: Adobe Stock


A Black Friday voltou a alterar o padrão de consumo no varejo alimentar em 2025 ao antecipar parte das compras de fim de ano e reorganizar o mix de itens com maior procura. Levantamento da Rock Encantech, que avaliou 18 milhões de transações, indica crescimento simultâneo de faturamento e quantidade vendida em categorias de bebidas e eletrônicos no dia da promoção.


Na cesta registrada no dia da Black Friday, houve avanço nas vendas de cervejas tradicionais, cervejas especiais, kits de bebidas e smart TVs. Segundo o estudo, esse movimento é resultado da redução do preço médio, estratégia que ampliou o fluxo dessas categorias.


Ao comparar o faturamento da semana da Black Friday com a média semanal do ano, vinhos e espumantes lideraram a alta, com variação de 463%. Na sequência ficaram smart TVs (363%), energéticos (277%), destilados (243%), cervejas tradicionais (126%), fraldas (123%), kits de bebidas (112%) e smartphones (79%).


O desempenho das smart TVs chamou atenção. A categoria apresentou queda superior a 60% no preço médio e aumento acima de 200% na quantidade vendida. A análise aponta que o cenário reflete a oferta de modelos com polegadas menores e marcas de menor custo, ampliando o acesso a esse tipo de produto.


A Rock Encantech avalia que a manutenção dos resultados depende da combinação entre promoções direcionadas, uso de inteligência de dados e estratégias de engajamento do consumidor.

Segundo o estudo, “o entendimento dessas dinâmicas e o planejamento de ações promocionais tornam-se essenciais, já que o shopper tende a aproveitar os benefícios e descontos para otimizar o orçamento e antecipar compras que normalmente seriam realizadas posteriormente”.

O relatório também aponta que, embora a semana apresente crescimento de 12,5% frente a 2023, o dia da promoção concentra o impacto mais forte, com expansão de aproximadamente 30% na comparação anual.


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TAGS:Consumo, Black Friday,Rock Encantech
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