04/12/2025
Intenção de compra de marcas próprias chega a 58% entre brasileiros
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 02/12/2025

Foto: Divulgação
A intenção de ampliar compras de marcas própria alcança 58% dos consumidores brasileiros, segundo levantamento da NielsenIQ apresentado no SIMP 2025, evento da ABMAPRO. A pesquisa indica que inflação e perda de renda impulsionam esse movimento.
“Os investimentos crescem em todos os nichos e projetamos R$ 153 bilhões em vendas, com praticamente todos os canais crescendo fortemente, em especial o Farma que vem com forte contribuição nessa projeção, mas com avanços cada vez mais relevantes nos canais C&C e Home Center”, explica a presidente da ABMAPRO, Neide Montesano.
Segundo a NIQ, a categoria cresce em média 9,2% ao ano no país, com maior concentração em autosserviços e canal Farma. Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo lideram o volume de vendas.
Entre as categorias mais consumidas estão bebidas vegetais, cortes suínos, absorvente interno, inseticidas aerossol e margarina, que juntas representam 42,5% do faturamento da modalidade no autosserviço.
Pietro Bastos, executivo da NielsenIQ, avalia que a tendência deve continuar. “Não se trata apenas de preço: as marca próprias ampliam acesso a categorias, qualidade e produtos saudáveis.”
Globalmente, a Marca Própria alcançou 22,8% de participação em 2024. A América Latina é a 2ª região com maior expansão, com destaque para Colômbia, Costa Rica, Argentina e Peru.
Notícias relacionadas
MintelSaiba quais tendências devem guiar o consumo em 2026
ConsumoBlack Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumo
ConsumoAlimentos e bebidas lideram intenção de compra na Black Friday
Consumo







