ÚLTIMAS NOTÍCIAS
05/12/2025
Mudança nos hábitos impulsiona setor de bebidas de baixo teor alcoólico
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/12/2025

Foto: Adobe Stock
O consumo de bebidas com menor teor alcoólico vem aumentando no país, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo e pela procura por alternativas associadas ao bem-estar.
Dados da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) mostram que o mercado nacional de itens dietéticos registrou alta de 20,6% entre janeiro e setembro de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. As importações da categoria também cresceram 31,6% nos nove primeiros meses de 2022.
Mercado zero
Os refrigerantes zero cresceram 39,4% no primeiro semestre, segundo dados da Scanntech. Energéticos zero também se destacaram, assim como águas com gás, que avançaram 28,8%.
Já o volume de bebidas alcoólicas recuou 2,5% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2024. Em contrapartida, o segmento de cervejas sem álcool avançou 13,2%, enquanto as cervejas premium ampliaram sua participação em 2,3 p.p. frente às versões mais econômicas da categoria.
A Geração Z tem consumido menos álcool e encerrado a noite mais cedo, indicando mudanças no comportamento da vida noturna. Drinques diurnos e sabores mais adocicados, como os encontrados em aperitivos e licores, também vêm ganhando relevância.
“Nossa análise mostra que a busca por produtos com apelo de saudabilidade veio para ficar. Identificamos esse movimento no ano passado e, desde então, mês a mês, a presença desses itens no carrinho do consumidor só cresce, principalmente os produtos zero e proteicos, impulsionados pela onda fitness e pelo aumento da preocupação com a saúde”, comenta Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
Cada vez mais, a saúde e o bem-estar orientam as decisões de compra, e há demanda crescente por experiências que extrapolem as opções tradicionais.
Notícias relacionadas
ConsumoPreços de itens básicos oscilam em outubro e café permanece como principal pressão
MintelSaiba quais tendências devem guiar o consumo em 2026
ConsumoIntenção de compra de marcas próprias chega a 58% entre brasileiros
Consumo







