04/12/2025
Saiba quais tendências devem guiar o consumo em 2026
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/12/2025

Foto: Adobe Stock
O relatório 2026 Food & Drink Predictions, da Mintel, aponta que as inovações no mercado global de alimentos e bebidas até 2030 devem se concentrar em três eixos: retomada de práticas tradicionais, ampliação da diversidade alimentar e estímulo a experiências sensoriais. Saiba mais sobre eles:
Tradição com propósito
A consultoria indica que consumidores devem buscar maior conexão com preparações e ingredientes de origem cultural, especialmente em períodos de instabilidade econômica ou social.
Por isso, técnicas como fermentações, conservas e processos de cura tendem a ganhar espaço, assim como produtos de longa duração em formatos variados.
Dieta diversa
Os consumidores também devem mudar seu padrão nutricional. O interesse em ingredientes específicos deve perder força, cedendo lugar a dietas baseadas na combinação de grãos, sementes, vegetais e especiarias.
Ferramentas tecnológicas, como sistemas de recomendação por inteligência artificial, devem auxiliar consumidores a diversificar rotinas alimentares de acordo com preferências individuais.
Alimentação como experiência
Outro ponto destacado é a ampliação do consumo relacionado a experiências sensoriais. Textura, aroma e aparência passam a ser considerados elementos fundamentais no desenvolvimento de produtos, inclusive voltados para públicos que demandam estímulos diferenciados, como idosos e pessoas neurodivergentes.
Segundo a Mintel, marcas e varejistas que incorporarem referências culturais, ampliarem portfólios e investirem em propostas sensoriais tendem a ganhar relevância.
Produtos com maior vida útil devem ser reposicionados com foco em origem e sustentabilidade, enquanto dietas rígidas devem perder espaço para abordagens mais flexíveis.
Fonte: Food Innovation
Notícias relacionadas
ConsumoIntenção de compra de marcas próprias chega a 58% entre brasileiros
ConsumoBlack Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumo
ConsumoAlimentos e bebidas lideram intenção de compra na Black Friday
Consumo







