Black Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais conversão, melhor execução: o poder de integrar Trade, GC e DC

01/12/2025

NEWSLETTER

Black Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo Neogrid Assaí Pesquisa

Black Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 01/12/2025

promoções

Foto: Adobe Stock


Os consumidores têm antecipado a compra de itens sazonais na Black Friday, período tradicionalmente associado a promoções de eletroeletrônicos e bens duráveis. Para se ter uma ideia, os panetones registraram aumento de 175,9% na presença nos carrinhos durante a semana promocional, enquanto espumantes cresceram 97,3% em incidência, com tíquete médio 49,7% maior.


Realizada pela Neogrid em parceria com o Assaí, a análise considera o comportamento de compra em 2024.


“A Black Friday deixou de ser apenas uma data promocional e passou a cumprir um papel estratégico dentro do calendário do varejo. Quando o consumidor antecipa suas compras sazonais e reforça o abastecimento básico em novembro, ele cria um novo ritmo de demanda e abre espaço para que varejistas planejem sortimento, promoções e operação com maior precisão”, explica Christiane Cruz Citrângulo, diretora executiva de Supply Chain e Execução do Varejo da Neogrid.


Para Paulo Monteiro, diretor comercial do Assaí, o período amplia o alcance de ofertas em categorias alimentares. Ele afirmou que o movimento favorece tanto consumidores quanto empreendedores que ajustam estoques para dezembro.


Além dos itens de fim de ano, houve alta nas vendas de produtos básicos. Cafés torrados cresceram 98% e óleo de soja, 70%. No atacarejo, consumidores aumentaram o número de unidades por transação em 3,2% no café e 6,9% no óleo.


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo, Neogrid, Assaí, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

1764598803753-43pct-das-lojas-do-muffato-tem-um-assai-a-10-minutos-de-distancia-aponta-estudoGeolocalização

43% das lojas do Muffato têm um Assaí a 10 minutos de distância, aponta estudo

muffatoFusões e Aquisições

Sócios do Muffato passam a deter 10% de participação no Assaí por meio de investimento financeiro

AdobeStock_1799105767_Editorial_Use_OnlyConsumo

Alimentos e bebidas lideram intenção de compra na Black Friday

AdobeStock_349130869Consumo

Ruptura cai para 11% em outubro, o menor nível de 2025

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados