01/12/2025
Black Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/12/2025

Foto: Adobe Stock
Os consumidores têm antecipado a compra de itens sazonais na Black Friday, período tradicionalmente associado a promoções de eletroeletrônicos e bens duráveis. Para se ter uma ideia, os panetones registraram aumento de 175,9% na presença nos carrinhos durante a semana promocional, enquanto espumantes cresceram 97,3% em incidência, com tíquete médio 49,7% maior.
Realizada pela Neogrid em parceria com o Assaí, a análise considera o comportamento de compra em 2024.
“A Black Friday deixou de ser apenas uma data promocional e passou a cumprir um papel estratégico dentro do calendário do varejo. Quando o consumidor antecipa suas compras sazonais e reforça o abastecimento básico em novembro, ele cria um novo ritmo de demanda e abre espaço para que varejistas planejem sortimento, promoções e operação com maior precisão”, explica Christiane Cruz Citrângulo, diretora executiva de Supply Chain e Execução do Varejo da Neogrid.
Para Paulo Monteiro, diretor comercial do Assaí, o período amplia o alcance de ofertas em categorias alimentares. Ele afirmou que o movimento favorece tanto consumidores quanto empreendedores que ajustam estoques para dezembro.
Além dos itens de fim de ano, houve alta nas vendas de produtos básicos. Cafés torrados cresceram 98% e óleo de soja, 70%. No atacarejo, consumidores aumentaram o número de unidades por transação em 3,2% no café e 6,9% no óleo.
Notícias relacionadas
Geolocalização43% das lojas do Muffato têm um Assaí a 10 minutos de distância, aponta estudo
Fusões e AquisiçõesSócios do Muffato passam a deter 10% de participação no Assaí por meio de investimento financeiro
ConsumoAlimentos e bebidas lideram intenção de compra na Black Friday
Consumo







