01/12/2025
43% das lojas do Muffato têm um Assaí a 10 minutos de distância, aponta estudo
POR Alessandra Morita
EM 01/12/2025

Divulgação
Estudo do banco de investimentos UBS aponta que 43% das lojas do Muffato possuem um Assaí a 10 minutos de distância. Esse percentual considera todas as unidades da varejista regional, independentemente do formato.
A conclusão foi extraída a partir do UBS Evidence Lab, que faz análises de dados, e divulgada em um relatório lançado pelo banco sobre o perfil do Grupo Muffato após o anúncio feito na quinta-feira (27/11) de que seus sócios, Ederson e Everton Muffato, adquiriram 10% do Assaí Atacadista por meio dos fundos Snapper Rocks e WHG Apache. Segundo comunicado, trata-se de um investimento de caráter financeiro.
A análise identificou que o percentual de proximidade geral entre as lojas das duas empresas é menor do que ocorre na comparação com outros varejistas. Para se ter uma ideia, juntos Atacadão, Roldão, Atakarejo e Tenda contam, na média, com 50% das suas lojas a 10 minutos de uma unidade Assaí.
Por formato e estado
Segmentando o estudo de proximidade por formato, o Max Atacadista – bandeira de atacarejo do Muffato – tem 42% de suas filiais a 10 minutos de um Assaí. No Paraná, o percentual é de 33% e, em São Paulo, de 55%.
Já 44% das lojas de varejo da empresa regional apresentam o mesmo tempo de distância do concorrente. O índice é de 40% na operação de supermercados do Paraná, subindo para 63% no Estado de São Paulo.
Assaí: capilaridade e escala
Entre as leituras geradas por esses dados, é possível destacar a capilaridade do Assaí. Atualmente, a empresa conta com cerca de 304 lojas nas cinco regiões do Brasil.
No acumulado de 12 meses finalizados em setembro/2025, a companhia alcançou um faturamento de R$ 84 bilhões. Durante todo o ano de 2024, a receita bruta foi de R$ 80,6 bilhões. Escala, portanto, é uma vantagem competitiva da empresa.
A maior parte dos clientes que frequentam as filiais do Assaí é formada por consumidores finais. Em vendas, eles representam 58% do total. Já em fluxo, a participação é de 84%, o que torna a rede uma competidora representativa tanto para lojas de supermercado quanto de cash & carry – independente de quem for o player.
Muffato: elite do varejo regional
Considerando a análise do UBS, o Muffato tem uma média menor proximidade de lojas com o Assaí comparativamente a outros players. Diferentemente dos concorrentes citados no relatório, a varejista atua de forma multicanal e tem negócios diversificados, o que é uma vantagem competitiva.
De origem paranaense, o Muffato possui operações de atacarejo, supermercados, atacado B2B, indústria, postos, malls (locação de espaços) entre outros.
A empresa faz parte de um grupo de varejistas regionais que multiplicaram de tamanho nos últimos anos por meio de uma estratégia de crescimento orgânico e por aquisições. Também fazem parte desse time empresas como as mineiras Supermercados BH e Mart Minas, e o Grupo Pereira, que atua, por exemplo, no Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, além da catarinense Koch.
Em 2023, O Muffato deu um importante passo ao adquirir 16 unidades do Makro, o que permitiu sua entrada na Grande São Paulo. De 2018 a 2024, a varejista avançou 152% em faturamento, chegando a R$ 17,4 bilhões. Nesse período, foram abertas 53 novas lojas.
Para 2025, a previsão é finalizar com 120 unidades no total. O plano é fechar o ano com 16 inaugurações, o que elevaria para 69 o número de aberturas desde 2018.
A varejista tem se destacado no mercado por inovações como o Muffato Go, que foi a 1ª loja 100% autônoma do Brasil. Localizada em Curitiba (PR), a unidade combina uma série de tecnologias que permitem ao consumidor entrar, pegar os produtos e sair sem precisar passar por nenhum checkout.
Em termos de operação, no ano passado, o Super Muffato Alphaviile, localizado em Londrina (PR), recebeu o prêmio Gold Winner 2025 na categoria Design de Interior, concedido pelo Muse Design Awards. A unidade combina elementos que conferem a sensação de bem-estar e convivência, usando tecnologia em um design diferenciado. A proposta da loja também passa por oferecer opções de alimentação pronta para diversos momentos de consumo.
Soma-se a isso a utilização estratégica de ferramentas de relacionamento com o consumidor (CRM) e o relacionamento com fornecedores, que passa por projetos implementados em conjunto.
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Alessandra Morita
Head de Conteúdo








