12/01/2026
Assaí prevê cenário desafiador em 2026 e reduz investimentos em 42%
POR Bárbara Fernandes
EM 12/01/2026

Foto: Divulgação
A taxa selic a 15%, apostas online e nível de inadimplência devem continuar ampliando as desigualdades sociais e impactando negativamente o varejo alimentar, principalmente em relação ao volume das vendas.
“Esse cenário acompanha também a falta de mão de obra e a ascensão dos medicamentos GLP-1, que impactam categorias como a cerveja”, falou Belmiro Gomes, CEO do Assaí.
Em 2026, a empresa com mais de 300 lojas, prevê redução de 42% nos investimentos, sendo que a expansão será a mais impactada. Ao todo, devem ser abertas 10 novas lojas.
No 1º trimestre, será lançada a marca própria da Companhia. Os itens terão preço cerca de 20% mais barato e qualidade similar à marca líder. “Não vamos entrar em todas as categorias, se entendermos que não há como agregar um preço atrativo, não vamos seguir”, adiantou o CEO.

“O cenário macro é desafiador, mas a Companhia tem mantido seu foco em desalavancagem. E em um futuro podemos explorar novos formatos, porém agora com juros altos temos que segurar os investimentos”, afirma Belmiro Gomes, CEO do Assaí.
Relacionamento com a indústria
Belmiro reforçou a pressão no consumo, que tem impactado o volume das vendas. “Repassamos isso para a indústria e falamos: ‘esse preço não serve’. Ou seja, em 2026 teremos uma relação que busca redução do custo. Por mais que tenha uma melhoria no próximo ano ou queda de juros, infelizmente o processo nunca é rápido”, explicou.
GC
A empresa também destacou a frente “Mundo Saúde”, que concentrará o desenvolvimento de iniciativas relacionadas à saúde e bem-estar. O primeiro projeto será a criação de farmácias, inicialmente localizadas nas galerias de unidades selecionadas e, caso o projeto de lei 2.158/2023 seja aprovado, os itens serão movidos para a área interna das lojas.
- Entrar com mais força no mercado de suplementos, adicionando ao mix vitaminas e creatina
- Aumentar o espaço dos proteicos
Tecnologia
O Assaí planeja um investimento maior em phygital. “Temos hoje um CRM com mais de 21 milhões de clientes cadastrados. Nosso storage de dados é o maior da América Latina.”
Outro objetivo será fortalecer as parcerias com os last mile, principalmente iFood. “Também está no nosso radar a entrada em algum marketplace, principalmente por causa de um novo projeto que vem pela frente”, adiantou Belmiro.
Em termos de IA, a tecnologia tem sido utilizada em 3 frentes:
- Sortimento – Recomendação por produto em loja de acordo com a estratégia comercial
- Pricing e promoção – Estratégia regionalizada e centralização de dados
- Negociação – Oportunidades para negociação regional e nacional
Retail Media
Os investimentos em retail media devem aumentar, e o desafio proposto por Belmiro ao seu time é cada vez mais incluir também anúncios de não fornecedores.
Notícias relacionadas
ExpansãoAssaí prevê 3ª loja em município paulista
PesquisaVarejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor nos primeiros 9 meses de 2025
ColaboradoresSavegnago amplia escala 5X2 para outras lojas após projeto piloto
Expansão







