11/01/2026
Sócios do Muffato passam a deter 10% de participação no Assaí por meio de investimento financeiro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 27/11/2025

Foto: Divulgação
Os sócios do Grupo Muffato passam a deter uma participação de 10% no Assaí Atacadista, posição alcançada a partir de ações e derivativos adquiridos pelos fundos Snapper Rocks e WHG Apache, que têm os irmãos Ederson e Everton Muffato como cotistas finais. Inicialmente trata-se apenas de um investimento financeiro.
Por meio de comunicado, o Assaí ressalta que não há negociação para combinação de negócios entre a companhia e o Grupo Muffato e que eventuais movimentações serão alinhadas e comunicadas.
Tanto a atacadista quanto os fundos reforçam, em documento, não haver intenção de alterar a composição de controle ou a estrutura administrativa do Assaí.
Em correspondência enviada à empresa, a Snapper Rocks e a WHG Apache, bem como seus cotistas, também afirmam que "os irmãos Ederson Muffato e Everton Muffato, estarão à disposição da administração da Companhia, observados os limites legais e de governança da Companhia, para colaborar com a sua experiência acumulada no varejo, com o objetivo de fortalecer ainda mais a posição de mercado da Companhia."
A correspondência também ressalta que a aquisição da participação acionária será submetida à aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
O Snapper Rocks adquiriu 4,703% do capital social da empresa. Também houve operações de swap de retorno total de ações com o Banco BTG Pactual, que conferem ao fundo uma posição comprada representativa de 4,940% do capital social do Assaí. Paralelamente, o fundo WHG Apache adquiriu 0,207% do capital social do grupo Assaí e celebrou com a XP operações de TRS, que conferem exposição econômica ao fundo representativa de 0,408% do capital social da companhia.
Atualmente, o Grupo Muffato é a sexta maior empresa do varejo alimentar brasileiro. Faturou R$ 17,4 bilhões no ano passado, após ter adquirido 16 lojas do Makro em 2023. Para este ano, a expectativa da empresa é de fechar com 16 novas unidades.
Notícias relacionadas
ExpansãoGrupo Vanguarda dá início ao ano com novo formato de loja
ExpansãoGrupo Ítalo conclui aquisição de unidade do Compre Mais no PR
GestãoGovernança se torna peça-chave nos planos conjuntos entre varejo e indústria
Governança







