SA+
Resultados 2T242T24GPA

Vendas em lojas de proximidade com mais de um ano crescem 6,9% no GPA

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/08/2024

Vendas em lojas de proximidade com mais de um ano crescem 6,9% no GPA

Foto: Divulgação


No segundo trimestre, um dos principais destaques do GPA foi o formato de proximidade, composto pelas marcas Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar. Para se ter uma ideia, o crescimento das vendas mesmas lojas foi de 6,9%, o maior percentual dos últimos quatro trimestres. O resultado é 4,6 p.p. superior ao alcançado nos primeiros três meses deste ano (2,3%), o que indica a rápida maturação do formato. 

 

Por outro lado, a bandeira de supermercado Pão de Açúcar apresentou um percentual de crescimento em mesmas lojas inferior ao dos últimos dois anos (2,7%). Para efeito de comparação, esse crescimento teve queda de 4 p.p. em relação ao 1T24, e de 5.9 p.p. em relação ao mesmo período de 2023. O Extra Mercado apresentou um percentual de crescimento de 3,4% em mesmas lojas, queda de 1,1 p.p. em relação ao 1T24. 

 

No total, somando o desempenho das novas unidades e mesmas lojas, as bandeiras de proximidade também se destacaram com o maior crescimento na receita bruta dentro do comparativo ano a ano – 22,5%, alcançado um total de R$ 554 milhões

Esses resultados são fruto da rápida expansão do formato que nos últimos 12 meses ganhou 51 estabelecimentos, sendo que 10 foram no segundo trimestre.

Já a bandeira Pão de Açúcar teve um crescimento menos expressivo dentro do mesmo comparativo de 1,1%, com receita bruta total de R$2,38 bilhões. Contudo, a marca continua sendo a principal da empresa, responsável por quase metade das vendas totais (49,8%). Na mesma comparação, o Extra Mercado apresentou queda de 0,5% nas vendas, alcançando R$ 1,55 bilhões. 

 

Como um todo, a receita bruta da companhia foi de R$ 4,78 bilhões, uma variação positiva de 2,1% em relação aos resultados do mesmo período de 2023.  

 

O Ebitda Ajustado foi de R$ 396 milhões, uma variação positiva de 57,2% em relação ao 2T23.

 

A companhia também apresentou queda de 21,9% no prejuízo dentro do mesmo comparativo, alcançando R$ 322 milhões contra os R$ 425 milhões do ano passado. A dívida líquida da empresa também caiu R$ 1,2 bilhão para R$ 2,3 bilhões. 

 

Outro ponto de destaque foi o e-commerce, com aumento na receita bruta de 15,6% e penetração das vendas em relação à venda alimentar total de 12,6% – um incremento de 1,5 p.p. em relação ao ano anterior.

COMPARTILHAR
TAGS:Resultados 2T24,2T24,GPA
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pão de AçúcarGestão e negócios

GPA registra melhor nível de satisfação dos clientes desde 2022

ColagemVarejo Alimentar em Contexto

Relatório exclusivo da SA+ com desempenho do varejo alimentar no 1º semestre já está disponível

Pão de açúcar freshloja de proximidade

GPA leva Pão de Açúcar Fresh para nova cidade

Mini ExtraMini Extra

GPA investe no formato de proximidade pelo interior paulista

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados