Vendas em lojas de proximidade com mais de um ano crescem 6,9% no GPASA+ Ecossistema de Varejo

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Vendas em lojas de proximidade com mais de um ano crescem 6,9% no GPA

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/08/2024

Vendas em lojas de proximidade com mais de um ano crescem 6,9% no GPA

Foto: Divulgação


No segundo trimestre, um dos principais destaques do GPA foi o formato de proximidade, composto pelas marcas Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar. Para se ter uma ideia, o crescimento das vendas mesmas lojas foi de 6,9%, o maior percentual dos últimos quatro trimestres. O resultado é 4,6 p.p. superior ao alcançado nos primeiros três meses deste ano (2,3%), o que indica a rápida maturação do formato. 

 

Por outro lado, a bandeira de supermercado Pão de Açúcar apresentou um percentual de crescimento em mesmas lojas inferior ao dos últimos dois anos (2,7%). Para efeito de comparação, esse crescimento teve queda de 4 p.p. em relação ao 1T24, e de 5.9 p.p. em relação ao mesmo período de 2023. O Extra Mercado apresentou um percentual de crescimento de 3,4% em mesmas lojas, queda de 1,1 p.p. em relação ao 1T24. 

 

No total, somando o desempenho das novas unidades e mesmas lojas, as bandeiras de proximidade também se destacaram com o maior crescimento na receita bruta dentro do comparativo ano a ano – 22,5%, alcançado um total de R$ 554 milhões

Esses resultados são fruto da rápida expansão do formato que nos últimos 12 meses ganhou 51 estabelecimentos, sendo que 10 foram no segundo trimestre.

Já a bandeira Pão de Açúcar teve um crescimento menos expressivo dentro do mesmo comparativo de 1,1%, com receita bruta total de R$2,38 bilhões. Contudo, a marca continua sendo a principal da empresa, responsável por quase metade das vendas totais (49,8%). Na mesma comparação, o Extra Mercado apresentou queda de 0,5% nas vendas, alcançando R$ 1,55 bilhões. 

 

Como um todo, a receita bruta da companhia foi de R$ 4,78 bilhões, uma variação positiva de 2,1% em relação aos resultados do mesmo período de 2023.  

 

O Ebitda Ajustado foi de R$ 396 milhões, uma variação positiva de 57,2% em relação ao 2T23.

 

A companhia também apresentou queda de 21,9% no prejuízo dentro do mesmo comparativo, alcançando R$ 322 milhões contra os R$ 425 milhões do ano passado. A dívida líquida da empresa também caiu R$ 1,2 bilhão para R$ 2,3 bilhões. 

 

Outro ponto de destaque foi o e-commerce, com aumento na receita bruta de 15,6% e penetração das vendas em relação à venda alimentar total de 12,6% – um incremento de 1,5 p.p. em relação ao ano anterior.

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