ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14/08/2025
Buscas pelo Dia do Consumidor comprovam a crescente relevância da data
POR Melissa Lulio
EM 12/03/2025

Crédito: AdobeStock
Em 2025, o Dia do Consumidor completa 40 anos. A data foi oficialmente instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em abril de 1985, com base nas Diretrizes das Nações Unidas para a Proteção do Consumidor, adotadas no mesmo ano.
Estabeleceu-se, entretanto, que a comemoração aconteceria a cada 15 de março. A escolha foi feita em 1983, pela organização Consumers International, inspirada pelo discurso histórico do presidente norte-americano John F. Kennedy, sobre direitos do consumidor, realizado em 15 de março de 1962. JFK foi o primeiro líder global a destacar oficialmente que todo consumidor tem direito à segurança, informação, escolha e de ser ouvido.
O Dia do Consumidor no Brasil
A data ganhou mais relevância nos anos 90 no Brasil. A partir desse período, a sociedade de consumo ganhou mais maturidade, devido a fatores como a estabilização da inflação (possibilitada pelo Plano Real, em 1994) e a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em 1991.
Na última década, a data ganhou importância comercial, tornando-se conhecida como "Black Friday do primeiro semestre". As ações passaram a durar mais de um dia – o que resultou na Semana do Consumidor no País. De acordo coma Pmweb, o desempenho das empresas nesse período depende principalmente de transparência – tanto nos preços quanto nos percentuais de desconto. Além disso, os resultados tendem a ser mais efetivos quando há estratégias para antes e depois da data.
O comportamento e o Dia do Consumidor em dados
• Um estudo da Opinion Box em parceria com a Neogrid revelou que a maioria dos consumidores brasileiros vê o preço como um fator determinante para a compra. Inclusive, esse é o fator que mais influencia a decisão de compra – seguido por descontos, promoções e qualidade do produto.
• Os cliques em anúncios relacionados ao Dia do Consumidor durante todo o mês de fevereiro deste ano cresceram 29%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Microsoft.
• No ano passado, o Dia do Consumidor movimentou R$ 602,8 milhões e a expectativa para 2025 é ainda maior, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).
• 64,4% dos brasileiros estavam atentos às promoções do Dia do Consumidor em 2024 e 27,2% desse público fariam compras durante o evento pela primeira vez, de acordo com o Guia dos Melhores.
• Em 2024, a intenção de consumo para a data estava focada em Moda e Acessórios (49,7%), Eletrônicos (28,3%) e Cosméticos (24,5%). Neste ano, todavia, Alimentos e Bebidas estão entre as mais buscadas nas promoções do Dia do Consumidor, devido à alta na inflação.
Notícias relacionadas

Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevado

Geração Z e Baby Boomers lideram retração no consumo de bebidas alcoólicas fora do lar

Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América Latina

Estudo identifica novas missões de compra
Melissa Lulio
Conteúdo