ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28/04/2025
Buscas pelo Dia do Consumidor comprovam a crescente relevância da data
POR Melissa Lulio
EM 12/03/2025

Crédito: AdobeStock
Em 2025, o Dia do Consumidor completa 40 anos. A data foi oficialmente instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em abril de 1985, com base nas Diretrizes das Nações Unidas para a Proteção do Consumidor, adotadas no mesmo ano.
Estabeleceu-se, entretanto, que a comemoração aconteceria a cada 15 de março. A escolha foi feita em 1983, pela organização Consumers International, inspirada pelo discurso histórico do presidente norte-americano John F. Kennedy, sobre direitos do consumidor, realizado em 15 de março de 1962. JFK foi o primeiro líder global a destacar oficialmente que todo consumidor tem direito à segurança, informação, escolha e de ser ouvido.
O Dia do Consumidor no Brasil
A data ganhou mais relevância nos anos 90 no Brasil. A partir desse período, a sociedade de consumo ganhou mais maturidade, devido a fatores como a estabilização da inflação (possibilitada pelo Plano Real, em 1994) e a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em 1991.
Na última década, a data ganhou importância comercial, tornando-se conhecida como "Black Friday do primeiro semestre". As ações passaram a durar mais de um dia – o que resultou na Semana do Consumidor no País. De acordo coma Pmweb, o desempenho das empresas nesse período depende principalmente de transparência – tanto nos preços quanto nos percentuais de desconto. Além disso, os resultados tendem a ser mais efetivos quando há estratégias para antes e depois da data.
O comportamento e o Dia do Consumidor em dados
• Um estudo da Opinion Box em parceria com a Neogrid revelou que a maioria dos consumidores brasileiros vê o preço como um fator determinante para a compra. Inclusive, esse é o fator que mais influencia a decisão de compra – seguido por descontos, promoções e qualidade do produto.
• Os cliques em anúncios relacionados ao Dia do Consumidor durante todo o mês de fevereiro deste ano cresceram 29%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Microsoft.
• No ano passado, o Dia do Consumidor movimentou R$ 602,8 milhões e a expectativa para 2025 é ainda maior, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).
• 64,4% dos brasileiros estavam atentos às promoções do Dia do Consumidor em 2024 e 27,2% desse público fariam compras durante o evento pela primeira vez, de acordo com o Guia dos Melhores.
• Em 2024, a intenção de consumo para a data estava focada em Moda e Acessórios (49,7%), Eletrônicos (28,3%) e Cosméticos (24,5%). Neste ano, todavia, Alimentos e Bebidas estão entre as mais buscadas nas promoções do Dia do Consumidor, devido à alta na inflação.
Notícias relacionadas

Crescimento das mesmas lojas supera o total em bandeiras de supermercados dos maiores varejistas do Brasil

Varejo Alimentar em Contexto comemora 1 ano com o lançamento da 5ª edição

Supermercados e hipermercados são os únicos com evolução positiva em março

65% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 100 com produtos típicos da Páscoa
Melissa Lulio
Conteúdo