Inflação faz com que alimentos e bebidas entrem na lista de itens mais buscados durante a Semana do ConsumidorSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inflação faz com que alimentos e bebidas entrem na lista de itens mais buscados durante a Semana do Consumidor

12/03/2025

NEWSLETTER

Inflação faz com que alimentos e bebidas entrem na lista de itens mais buscados durante a Semana do ConsumidorSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Oportunidade de vendasSemana do ConsumidorE-commerceLWSA Pesquisa

Inflação faz com que alimentos e bebidas entrem na lista de itens mais buscados durante a Semana do Consumidor

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/03/2025

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar - Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

 

A alta na inflação tem impulsionado os consumidores a buscarem cada vez mais por ofertas em diferentes canais para suas compras de alimentos e bebidas. Tanto é que essas categorias estão entre as mais buscadas nas promoções do Dia do Consumidor, que ocorre no dia 15 de março. 

 

O dado pertence a um levantamento realizado pela Bling, Tray e Octadesk – empresas da LWSA. Contudo, smartphones, eletroeletrônicos, moda e beleza ainda lideram a lista de preferência dos compradores. 

 

Segundo Thiago Mazeto, diretor da Tray, a semana que antecede a data tem se tornado essencial para a estratégia de varejistas de diversos segmentos, principalmente por ser a primeira oportunidade do ano para alavancar as vendas. “No início do ano, o consumidor está com aquela ressaca de festas de fim de ano e com os compromissos de início do ano como IPVA, IPTU e material escolar e isso, claro, afeta as vendas para alguns setores. Com o Dia do Consumidor temos uma espécie de Black Friday que permite o avanço nas vendas”, explica. 

 

A busca pelas melhores ofertas ocorre principalmente pelos canais digitais. Para se ter uma ideia, a pesquisa CX Trends 2025, da Octadesk, destaca que 77% dos consumidores brasileiros preferem comprar online, enquanto a preferência por lojas físicas caiu 3 pontos percentuais em relação ao ano passado, ficando em 64%.

 

Apesar do cenário ser diferente para o varejo alimentar, muitas empresas do setor têm apostado em estratégias nos canais digitais para essa semana. Um exemplo é o GPA, que disponibilizou ofertas especiais para os consumidores do Pão de Açúcar com até 60% de desconto em vinhos e estratégias de “leve mais e pague menos” com os cafés e cápsulas. 

 

O Hipermercado Carrefour também entrou nessa com frete grátis em diversos produtos das suas seções de eletrodomésticos e brinquedos. A entrega gratuita é inclusive um dos fatores que mais tem atraído os consumidores para o e-commerce. De acordo com a CX Trends o frete grátis (62%), qualidade do produto (56%) e preço competitivo (53%) são determinantes para a escolha ds consumidores nesse canal.

 

Além disso, a personalização da experiência de compra tem desempenhado um papel essencial. Seis em cada dez consumidores afirmam que a personalização e a inteligência artificial influenciam suas decisões de compra. “Hoje, além de qualidade ou eficiência, o consumidor quer uma experiência que entenda e se conecte às suas necessidades. A tecnologia deve ser usada como aliada para potencializar o atendimento humano, não o substituir”, destaca Rodrigo Ricco, fundador e diretor-geral da Octadesk.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Oportunidade de vendas,Semana do Consumidor,E-commerce,LWSA, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Cafés na prateleira de um supermercadoPesquisa

Varejo alimentar registra aumento de 3,3% no faturamento em fevereiro

Pesquisa MindMinersConsumo Alimentar

Pesquisa revela fatores que influenciam o consumo de alimentos

Varejo alimentar mineiro investe cerca de R$ 1,2 bi em novas lojas ao longo de 2024Pesquisa

Varejo alimentar mineiro investe cerca de R$ 1,2 bi em novas lojas ao longo de 2024

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar - Adobe StockPesquisa

Venda de alimentos no varejo alimentar do Norte e Nordeste supera a média nacional

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados