ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12/03/2025
Inflação faz com que alimentos e bebidas entrem na lista de itens mais buscados durante a Semana do Consumidor
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/03/2025

Foto: Adobe Stock
A alta na inflação tem impulsionado os consumidores a buscarem cada vez mais por ofertas em diferentes canais para suas compras de alimentos e bebidas. Tanto é que essas categorias estão entre as mais buscadas nas promoções do Dia do Consumidor, que ocorre no dia 15 de março.
O dado pertence a um levantamento realizado pela Bling, Tray e Octadesk – empresas da LWSA. Contudo, smartphones, eletroeletrônicos, moda e beleza ainda lideram a lista de preferência dos compradores.
Segundo Thiago Mazeto, diretor da Tray, a semana que antecede a data tem se tornado essencial para a estratégia de varejistas de diversos segmentos, principalmente por ser a primeira oportunidade do ano para alavancar as vendas. “No início do ano, o consumidor está com aquela ressaca de festas de fim de ano e com os compromissos de início do ano como IPVA, IPTU e material escolar e isso, claro, afeta as vendas para alguns setores. Com o Dia do Consumidor temos uma espécie de Black Friday que permite o avanço nas vendas”, explica.
A busca pelas melhores ofertas ocorre principalmente pelos canais digitais. Para se ter uma ideia, a pesquisa CX Trends 2025, da Octadesk, destaca que 77% dos consumidores brasileiros preferem comprar online, enquanto a preferência por lojas físicas caiu 3 pontos percentuais em relação ao ano passado, ficando em 64%.
Apesar do cenário ser diferente para o varejo alimentar, muitas empresas do setor têm apostado em estratégias nos canais digitais para essa semana. Um exemplo é o GPA, que disponibilizou ofertas especiais para os consumidores do Pão de Açúcar com até 60% de desconto em vinhos e estratégias de “leve mais e pague menos” com os cafés e cápsulas.
O Hipermercado Carrefour também entrou nessa com frete grátis em diversos produtos das suas seções de eletrodomésticos e brinquedos. A entrega gratuita é inclusive um dos fatores que mais tem atraído os consumidores para o e-commerce. De acordo com a CX Trends o frete grátis (62%), qualidade do produto (56%) e preço competitivo (53%) são determinantes para a escolha ds consumidores nesse canal.
Além disso, a personalização da experiência de compra tem desempenhado um papel essencial. Seis em cada dez consumidores afirmam que a personalização e a inteligência artificial influenciam suas decisões de compra. “Hoje, além de qualidade ou eficiência, o consumidor quer uma experiência que entenda e se conecte às suas necessidades. A tecnologia deve ser usada como aliada para potencializar o atendimento humano, não o substituir”, destaca Rodrigo Ricco, fundador e diretor-geral da Octadesk.
Notícias relacionadas

Varejo alimentar registra aumento de 3,3% no faturamento em fevereiro

Pesquisa revela fatores que influenciam o consumo de alimentos

Varejo alimentar mineiro investe cerca de R$ 1,2 bi em novas lojas ao longo de 2024
