11/12/2025
Supermercados se destacam em novembro com alta de 6,3% no faturamento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/12/2025

Foto: Adobe Stock
O varejo alimentar encerrou novembro com avanço de 3,4% no faturamento em relação a outubro, segundo levantamento da Rock Encantech, que analisou mais de 160 milhões de transações no período. A empresa avaliou que o resultado ocorreu sobre uma base já elevada, uma vez que outubro também havia registrado crescimento.
“Apesar de ser um crescimento em patamar considerado estável frente ao cenário macroeconômico, é importante lembrar que outubro já havia registrado alta em relação ao mês anterior. Dois fatores contribuíram para esse resultado: novembro contou com cinco finais de semana e o último deles coincidiu com a Black Friday”, explica Fernando Gibotti, VP de Inteligência e Mercado.
O desempenho dos supermercados foi o principal destaque do período, com elevação de 6,3% no faturamento sobre outubro. A queda de 2% na frequência foi compensada por aumentos de 3,9% no volume de itens por carrinho e de 4,8% no ticket médio.
No atacarejo, o indicador recuou 0,6% na mesma comparação, após avanço significativo no período anterior.
“Embora tenha ocorrido um aumento de 1,1% no gasto médio, possivelmente influenciado pelos benefícios típicos da Black Friday, esse incremento não foi suficiente para manter a preferência do shopper no canal”, afirma.
Segundo o levantamento, o setor registrou retração de 3,9% nos itens por carrinho e de 2% no tíquete médio. Entre as categorias, leite UHT 1 litro e creme de leite 200 ml tiveram as maiores quedas de preço no mês, com reduções de 6,87% e 4,85%, respectivamente.
Na direção oposta, macarrão 500 g subiu 6,42% e pães industrializados avançaram 5,57%.
Notícias relacionadas
ConsumoFaturamento cresce 1% em novembro e setor perde força antes do fim do ano
ConsumoBebidas puxam faturamento do varejo na Black Friday
ConsumoPreços de itens básicos oscilam em outubro e café permanece como principal pressão
Tendências de Consumo







