25 lojas do Dia em MG já foram convertidas para outras bandeiras regionaisSA+ Ecossistema de Varejo

Varejo Regional

25 lojas do Dia em MG já foram convertidas para outras bandeiras regionais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/11/2024

Meu Prata - Fachada

Foto: Divulgação

 

O Dia Brasil encerrou 343 unidades no início do ano, sendo que em Minas Gerais foram 41, algo que levantou questionamentos sobre o que aconteceria com os espaços e chamou a atenção dos varejistas regionais. Assim, ao longo do ano, 25 unidades foram convertidas por 10 companhias diferentes.

Esses estabelecimentos passaram por remodelações para se adequarem ao portfólio e à estratégia de suas novas bandeiras.

A empresa que comprou a maior parte dessas unidades foi o Meu Prata Supermercado. Ao todo foram 11 lojas – nove em Belo Horizonte e duas em Contagem, algo que contribuiu para que o Grupo mais que dobrasse sua atuação. Para se ter uma ideia, a empresa iniciou o ano com 10 lojas e pretende finalizar com 23.

 

O Oliveria Supermercados também adquiriu alguns espaços deixados pelo supermercado espanhol. Nesse caso, foram três unidades localizadas em Carmo do Cajuru, Oliveira e Carmópolis de Minas, levando a empresa a um total de sete estabelecimentos.

 

Na capital mineira temos também o Mais Prático Supermercados, que entrou para o mercado neste ano com duas lojas em locais que antes pertenciam ao Dia. Além dele, o Supermercado Leão da Serra também adquiriu dois imóveis em Belo Horizonte, dobrando a sua atuação que agora conta com 4 lojas. De forma semelhante, o Via Bahia comprou dois espaços, ampliando sua expansão – no início do ano eram duas lojas e até o final serão cinco. 

 

Outros varejistas que adquiriram ao menos uma unidade do Dia na capital foram o Redefruti Supermercado, HortiPlus e Dupovo Supermercados. Já em Betim e Itabirito, o Eba Supermercados e o Supermercado Central converteram uma operação cada, respectivamente.

 

Relembre-se

 

Neste ano, a empresa encerrou 343 de suas 587 lojas, e três CDs no Brasil, permanecendo com unidades somente em São Paulo, para tentar trazer maior estabilidade à sua operação enquanto aguardava a definição de novas decisões estratégicas.

 

Em nota, a empresa espanhola afirmou que as unidades em São Paulo foram mantidas, pois trazem a maior rentabilidade, e que essa concentração na região servirá para capitalizar a rede logística e a redução de custos. Além disso, a empresa afirmou que essas medidas “possibilitariam destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina, onde a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada em lojas de proximidade”.

 

No dia 21 de março, o varejista protocolou um pedido de recuperação judicial com o objetivo de superar a sua situação financeira no país. Contudo, pouco depois, no dia 31 de maio, a empresa fechou um acordo com a MAM Asset Management, que faz parte do Banco Master, para a venda de 100% do capital no Brasil por um valor simbólico de 100 euros

 

Sob a nova gestão, a empresa destinou R$ 20 milhões para modernização e reestruturação de unidades e em pouco mais de 3 meses sob o comando de Fabio Farina, o novo CEO da empresa, o Dia alcançou seu menor índice de ruptura desde 2022 e apresentou sinais de uma recuperação financeira

 

Parte da estratégia de recuperação também envolveu o reposicionamento da marca como um “atacadinho de bairro”, com o objetivo de trazer o formato de atacado adaptado ao bairro, unindo conveniência com economia. Os destaques dessa nova “era” da empresa são os produtos frescos, disponíveis todos os dias, a marca própria e o Clube Dia, programa de benefícios para fidelizar os consumidores.

 

Confira os endereços das 25 lojas convertidas em Minas Gerais:

 

Meu Prata Supermercado

 

  • Avenida Aggeo Pio Sobrinho, 401, Buritis, Belo Horizonte;
  • Rua Maria Conceição Bonfim, 1371, Goiânia, Belo Horizonte;
  • Avenida dos Engenheiros, 376, Castelo, Belo Horizonte;
  • Avenida Waldomiro Lobo, 2100, Heliópolis, Belo Horizonte;
  • Rua João Arantes, 451, Cidade Nova, Belo Horizonte;
  • Avenida Vereador Cícero Ildefonso, 855, João Pinheiro, Belo Horizonte;
  • Rua Ursula Paulino, 714, Betânia, Belo Horizonte;
  • Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1550, Glória, Belo Horizonte;
  • Rua Dr. Jefferson de Oliveira, 340, Santa Amélia, Belo Horizonte;
  • Avenida Ipiranga, 7, Bandeirantes, Contagem;
  • Rua Humberto de Moro, 470, Inconfidentes, Contagem;

 

Oliveira Super

 

  • Rua Padre Francisco, 585, Santo Antônio, Carmópolis de Minas;
  • Avenida José Marra da Silva, 477, Centro, Carmo do Cajuru;
  • Avenida Maracanã, 219, Centro, Oliveira;

 

Mais Prático Supermercados


  • Avenida Francisco Sá, 6, Prado; Belo Horizonte;
  • Avenida Cachoeirinha, 2211, Santa Cruz, Belo Horizonte;

 

Supermercado Leão da Serra

 


Supermercados Via Bahia

 

 

Dupovo Supermercados

 

  • Rua Mendes de Oliveira, 417, Santo André, Belo Horizonte;

 

Redefruti Supermercado


  • Rua Dr. Pedro Pinto, 9, Alto Caiçaras, Belo Horizonte;

 

HortiPlus

 

  • Avenida Miguel Perrela, 633, Castelo, Belo Horizonte;

 

Eba Supermercados

 

  • Avenida Belo Horizonte, 1584, Niterói, Betim;

 

Supermercado Central

 

  • Rua Dr. Guilherme, 238, Centro, Itabirito.

 

Fonte: Diário do Comércio e Redação SA+ Ecossistema de Varejo

COMPARTILHAR
TAGS:Varejo Regional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo onlineVarejo Online

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo online

Entenda como o planejamento colaborativo pode ser a chave para o seu crescimentoPapo de Varejo

Entenda como o planejamento colaborativo pode ser a chave para o seu crescimento

Vendas no varejo alimentar aumentam 1,7% em outubroPesquisa

Vendas no varejo alimentar aumentam 1,7% em outubro

Explore as playlists de vídeo exclusivas da SA+ e confira insights, cases de sucesso e tendências para aprimorar o seu negócioPortal

Explore as playlists de vídeo exclusivas da SA+ e confira insights, cases de sucesso e tendências para aprimorar o seu negócio

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados