SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas em unidades caem quase 3%, mas faturamento sobe cerca de 5% em maio

06/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Dia Encerramento Fechamento de lojas

Dia vai fechar mais de 300 lojas e por enquanto concentra operações somente em São Paulo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/03/2024


Foto: Divulgação

Ontem (14), o Grupo Dia anunciou que iria encerrar mais da metade de suas operações no Brasil. Ao todo, das 587 lojas que estavam em operação, 343 serão fechadas, e as 244 restantes estão concentradas em São Paulo, sem previsão para o encerramento.

[noticiasRelacionadas]

Em nota, a empresa espanhola afirmou que as unidades em São Paulo foram mantidas pois trazem a maior rentabilidade, e que essa concentração na região servirá para capitalizar a rede logística e a redução de custos.

O Grupo ainda contou que passado o fechamento definitivo das unidades, será iniciada a análise de alternativas estratégicas para os negócios no País. Além disso, a empresa afirma que essas medidas “possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina, onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada em lojas de proximidade”.

Conforme informamos anteriormente, esse movimento já estava sendo planejado há meses. Em novembro a rede contratou a Lazard, assessoria financeira, para buscar um novo investidor em suas operações no Brasil , pois o negócio em território nacional foi considerado deficitário e com baixo resultado.

Já no início desse mês a empresa divulgou um prejuízo de EUR 154 milhões em 2023 no Brasil – um aumento de aproximadamente EUR 82 milhões em relação a 2022. A companhia também registrou queda de 12% nas vendas de mesmas lojas e encerrou 18 PDVs no ano passado.

Na época, Martín Tolcachir, CEO global do Dia, contou que a companhia estava passando por um processo de “reposicionamento do core” para fechar operações em andamento. Internacionalmente, o Dia também encerrou algumas lojas, como por exemplo em Portugal, onde 500 unidades foram fechadas.

Representantes do Grupo também afirmaram que as operações no Brasil sofreram com uma “deterioração nos resultados financeiros, afetados pelo contexto de mercado altamente competitivo, o que levou a iniciativas promocionais”. Além do prejuízo dobrado, a rede também teve fluxo de caixa negativo e vem sentindo o impacto da concorrência com os atacarejos.  

Esses resultados em território nacional estavam abaixo do esperado pela empresa e segundo o apurado pelo Valor, as negociações avançam lentamente, porém o varejista mantém seu plano de saída do país para 2024.

Nos últimos anos, outras redes estrangeiras também deixaram o Brasil, como é o caso do Makro, Walmart e Casino com sua participação no GPA. Percebe-se também mais fechamento de negócios do que entradas, especialmente no comércio alimentar. 

Essa desglobalização no comércio varejista físico se dá principalmente pela dificuldade de adaptação das redes estrangeiras e o cenário competitivo cada vez mais acirrado. 

Conheça as novidades da segunda edição do Trade Connection, mais importante evento de Trade Marketing do setor: clique aqui e adquira seu ingresso. O evento é uma iniciativa da SA+ Trade, braço da SA+ Ecossistema de Varejo

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Dia, Encerramento, Fechamento de lojas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

Dia Supermercados DivulgaçãoVarejo

Dia Supermercado volta ao iFood com foco em expansão do delivery na capital paulista

Atacadão dia a dia divulgaçãoInauguração

Dia a Dia reforça presença no Centro-Oeste com nova loja no Distrito Federal

Dia das mães - Adobe StockSazonalidade

Alimentos são os principais responsáveis pelo avanço da cesta de Dia das Mães

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados