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05/12/2025
5 supermercados se destacam em pesquisa sobre a força das marcas regionais: o que isso significa para o setor?
POR Alessandra Morita
EM 05/12/2025
Loja Cestto, marca da Cia. Zaffari - Foto: Arquivo SA+
O estudo Brasil Plural sobre a força das marcas regionais chegou a 22 nomes que se destacam fora do eixo Rio Janeiro, São Paulo e Brasília. Desse total, 5 são marcas de redes supermercadistas:
- Atakarejo (BA)
- Grupo Líder (PA)
- DMA (MG)
- Muffato (PR)
- Zaffari (RS)
Feito pelo Cenp e pela consultoria Troiano Branding, o levantamento analisou 370 marcas.
O estudo conclui que o consumidor se relaciona de maneira mais emocional com as regionais (supermercados, produtos e outros segmentos econômicos), cujo alcance não difere das nacionais.
Para o público, as marcas nascidas em sua região são associadas a raízes e à identidade local, família, intimidade e orgulho regional. Ou seja, à sua história e cultura.
Em contrapartida, as de atuação nacional inspiram à modernidade, status e ampliação de repertório, bem como a novas experiências e tendências.
Insighs para o varejo regional
1. No varejo alimentar, a esmagadora maioria das empresas é regional, o que reforça a força competitiva dessas redes
2. O estudo Brasil Plural também traz um novo ingrediente de comunicação para as varejistas regionais: enfatizar mais e mais suas raízes
3. Entretanto, o diferencial é ir além do slogan “É da terra”, trabalhando o branding da marca. Isso passa por reforçar posicionamento, diferenciais, adequação da linguagem na comunicação e dos atributos ao público-alvo, importância da marca, propósito e reputação
4. Esses, entre outros pontos associados à construção de marca, precisam estar claros não apenas nas campanhas para o cliente, mas na operação, na negociação, na precificação, nas ações do CRM e assim por diante
5. Em outras palavras, isso significa extrapolar a comunicação focada em promoção e preço baixo, ainda predominantes no setor, e construir uma marca forte e aspiracional para o consumidor
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Alessandra Morita
Head de Conteúdo








