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05/12/2025

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5 supermercados se destacam em pesquisa sobre a força das marcas regionais: o que isso significa para o setor?

POR Alessandra Morita

EM 05/12/2025

FIAMBRERIA CESTTO ZAFFARI

Loja Cestto, marca da Cia. Zaffari - Foto: Arquivo SA+


O estudo Brasil Plural sobre a força das marcas regionais chegou a 22 nomes que se destacam fora do eixo Rio Janeiro, São Paulo e Brasília. Desse total, 5 são marcas de redes supermercadistas:


  • Atakarejo (BA)
  • Grupo Líder (PA)
  • DMA (MG)
  • Muffato (PR)
  • Zaffari (RS)


Feito pelo Cenp e pela consultoria Troiano Branding, o levantamento analisou 370 marcas.


O estudo conclui que o consumidor se relaciona de maneira mais emocional com as regionais (supermercados, produtos e outros segmentos econômicos), cujo alcance não difere das nacionais.


Para o público, as marcas nascidas em sua região são associadas a raízes e à identidade local, família, intimidade e orgulho regional. Ou seja, à sua história e cultura.


Em contrapartida, as de atuação nacional inspiram à modernidade, status e ampliação de repertório, bem como a novas experiências e tendências.


Insighs para o varejo regional


1. No varejo alimentar, a esmagadora maioria das empresas é regional, o que reforça a força competitiva dessas redes


2. O estudo Brasil Plural também traz um novo ingrediente de comunicação para as varejistas regionais: enfatizar mais e mais suas raízes

3. Entretanto, o diferencial é ir além do slogan “É da terra”, trabalhando o branding da marca. Isso passa por reforçar posicionamento, diferenciais, adequação da linguagem na comunicação e dos atributos ao público-alvo, importância da marca, propósito e reputação

4. Esses, entre outros pontos associados à construção de marca, precisam estar claros não apenas nas campanhas para o cliente, mas na operação, na negociação, na precificação, nas ações do CRM e assim por diante


5. Em outras palavras, isso significa extrapolar a comunicação focada em promoção e preço baixo, ainda predominantes no setor, e construir uma marca forte e aspiracional para o consumidor



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TAGS:Posicionamento,Marcas, Redes regionais, Varejo Regional
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