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Varejo global pode crescer 29% até 2028

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/02/2024


Foto: Adobe Stock

O sucesso do varejo é olhar á frente - essa é a base de toda evolução por trás do setor na avaliação do CEO do Walmart nos EUA durante a NRF 2024, maior evento global voltado ao segmento. Para ele, também é o que explica o seu otimismo e o apontado por uma pesquisa da Kantar sobre o crescimento global do mercado

Permacrisis” foi considerada a palavra do ano de 2022 pelo dicionário Collins e significa um período extenso de instabilidade e insegurança, que é resultado de uma série de eventos que vêm acontecendo. O termo foi utilizado para explicar o que está influenciando as escolhas e o comportamento dos shoppers nos últimos tempos pela executiva Rachel Dalton, head de insights para o varejo da Kantar América do Norte, durante sua apresentação no Retail’s Big Show, promovido anualmente pela NRF (National Retail Federation) em Nova York (EUA).

Neste ano, o evento aconteceu entre os dias 13 e 16 de janeiro e teve cobertura da SA+ Internacional, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, em parceria com a Varejo180 (saiba mais na matéria “Parceria para uma experiência completa” ).

Esses são alguns acontecimentos que levaram a esse período permanente de mudanças

  • Pandemia
  • Crise financeira
  • Choques econômicos
  • Desigualdades sociais
  • Conflitos
  • Mudanças climáticas
  • Ponto de inflexão da produção energética
  • Boom da biotecnologia
  • Inteligência artificial
  • Automação

E essas foram algumas consequências do período observadas pela Kantar:

Tudo isso influencia as escolhas e decisões dos consumidores

Queda no índice que mede a capacidade de o shopper ter acesso a itens essenciais de consumo diário, que caiu quatro vezes a níveis inferiores aos históricos durante 2023

44% foi o índice final registrado no ano passado de consumidores com possibilidade de acessar itens essenciais diários de consumo

 Maior procura pelos consumidores da geração Z, que são mais econômicos, por clubes de compras e canais que permitem economizar dinheiro

Estratégias voltadas à fidelidade do cliente e à melhoraria da experiência são o nome do jogo nesse cenário adverso do varejo. Dados da Kantar indicam que 28% dos consumidores nos EUA afirmam que compraram mais nas lojas físicas no ano passado. Um dos fatores foi justamente o acesso a meios digitais em suas visitas.

Paralelamente, a compra online segue se espalhando por diversos canais e bandeiras. Outro aspecto é que os clientes estão comprando prioritariamente nos e-commerces que oferecem a modalidade de entrega no mesmo dia e no dia seguinte. Eles também estão utilizando a retirada na loja ou no “curbside pick up”, em que o cliente pega a compra no supermercado sem sair do carro.

“Sam Walton, nosso fundador, dizia que não se pode fazer a mesma coisa sempre, porque tudo ao nosso redor muda e, para ser bem-sucedido, é necessário lidar com essa mudança. Esse mindset nos levou a realizar transformações, como a inclusão de farmácias e postos nos anos 1970, a expansão dos nossos Supercenters nos anos 1980 e 1990 e a entrada no comércio eletrônico e no modelo omnichannel nos últimos dois anos. Muitos de nós presentes aqui sabemos do valor de olhar à frente e enxergar o futuro”
JOHN FURNER - CEO do Walmart nos Estados Unidos

Crescimento do varejo global vai acelerar nos próximos 5 anos


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

 

Crescimento do varejo global vai acelerar nos próximos 5 anos

Essa é a perspectiva da Kantar para o setor, que deverá crescer 29% entre 2022 e 2028. Um cenário mais otimista também está sendo visto por John Furner, CEO do Walmart nos Estados Unidos. “Sabemos que 2023 está no passado e que o sucesso do varejo vem de pensar à frente. Essa é a história de muitas das nossas empresas, incluindo o Walmart, onde venho trabalhando a minha vida toda”, comentou na abertura oficial do Retail’s Big Show, no dia 14/01.

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