Trader Joe's foca em marcas próprias e cultura da empresa
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/02/2024
Trader Joe's. Foto: ARQUIVO SA+ ECOSSISTEMA DE VAREJO
O Trader Joe's é um caso que merece atenção entre as principais empresas do setor nos EUA. Suas lojas “transpiram” a proposta de valor. Contam com uma comunicação visual que remete aos quadrinhos dos anos 1950. Os funcionários adotam um atendimento considerado divertido pelos consumidores e demonstram ser amantes de comida.
Qualquer item pode ser devolvido com reembolso ou ser experimentado. Basta pedir a um colaborador. A empresa conta com uma “cultura” forte, que vem sendo construída desde a sua fundação, em 1967, por Joe Coulombe. Em 1979, a empresa foi vendida ao fundador da rede Aldi e, posteriormente à sua morte, passada a seus herdeiros.
Como proposta de valor a rede busca oferecer os melhores preços nos melhores produtos a todos os clientes. Seu faturamento anual soma cerca de US$ 20 bilhões. Além disso, a rede possui 570 lojas e 50.000 colaboradores.
Seu sortimento ainda contém 80% de marcas próprias, oferecendo uma boa relação custo x benefício
Loja visitada
A execução da proposta de valor pode ser claramente vista na unidade visitada, que fica na 6ª Avenida, na altura do nº 675. A seguir, destrinchamos os detalhes.
1. Os melhores preços
As lojas são montadas para ter um custo baixo de operação, e essa não é diferente. Os pisos e mobiliários são mais simples e rústicos (foto), porém funcionais. A estratégia comercial também tem um papel importante. A companhia adota uma política de tirar do mix os itens que não giram. Dessa forma, evita custo de capital com estoques parados. Outra prática é não cobrar taxas dos fornecedores pela exposição de suas marcas nas gôndolas. A varejista entende que isso acaba gerando um custo adicional para o consumidor final.
2. Os melhores produtos
O sortimento é majoritariamente formado por marcas próprias, o que permite maior controle sobre a produção e a qualidade dos produtos. Soma-se a isso o custo menor de aquisição de mercadoria em função do seu poder de negociação. Contudo, é um engano imaginar que o consumidor encontre apenas itens mais simples nas gôndolas. Entre os cerca de 4.000 SKUs médios por loja, há itens de conveniência, alimentos prontos, orgânicos, saudáveis e frescos.
3. Benefício para todos
Dentro da filosofia do Trader Joe’s, todos os consumidores devem ter acesso a itens de valor agregado a preços baixos. Por essa razão, os executivos afirmam que a empresa ainda não adotou um programa de fidelidade. Para manter a sua competitividade, sem aumentar custos operacionais, a varejista também não conta com uma operação online.
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Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro de 2024 da SA+ Ecossistema de Varejo. Leia a edição completa
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