ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/04/2025
Vendas de perecíveis crescem 11,5% e representam quase metade das compras totais no setor
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/10/2024

Foto: Divulgação
As compras de produtos perecíveis cresceram 11,5% entre este e o último ano. Assim, a categoria continua a ser um dos pilares do varejo, representando 44,3% das compras totais no segmento durante o primeiro semestre. Para efeito de comparação, em 2023 esse percentual de participação foi de 43,98%.
Os dados pertencem à AC Hub, da Área Central, empresa de inteligência de negócios. O estudo levou em consideração 19 redes e 1.453 supermercados.
Dentre os estados, os destaques foram o Rio Grande do Sul, Ceará e Minas Gerais. No caso do estado gaúcho, por exemplo, o aumento foi de 6,1% nas vendas de perecíveis, totalizando R$1,9 bilhão.
"É possível pensar que essa demanda por produtos perecíveis reflete uma mudança no comportamento do consumidor, cada vez mais preocupado com a qualidade dos alimentos que consome e com a busca por alternativas a produtos de valores mais elevados. Para o supermercadista, esse tipo de dado é uma oportunidade de ajustar as estratégias de crescimento", explica Aline Michelin, diretora de operações da Área Central.
O levantamento também mostrou crescimento significativo em outras categorias como mercearia, que subiu de R$2,6 bilhões para R$2,9 bilhões, bebidas que aumentaram de R$1,8 bilhão para R$1,9 bilhão, itens pessoais que cresceram de R$587,3 milhões para R$684,4 milhões, e higiene e limpeza, que passaram de R$312,2 milhões para R$348,4 milhões.
Outro fato relevante do estudo é o aumento no uso de inovações tecnológicas para facilitar os processos dentro do varejo alimentar.
"A tecnologia está no centro da transformação do varejo. Estamos vendo apenas o começo de uma série de mudanças positivas no setor de varejo. As empresas que adotarem essas inovações tecnológicas estarão mais bem posicionadas para crescer e se adaptar às novas demandas do mercado", afirma Cristiano Martins, executivo de relacionamento da Área Central.
Notícias relacionadas

Crescimento das mesmas lojas supera o total em bandeiras de supermercados dos maiores varejistas do Brasil

Varejo Alimentar em Contexto comemora 1 ano com o lançamento da 5ª edição

Supermercados e hipermercados são os únicos com evolução positiva em março
