Vendas de perecíveis crescem 11,5% e representam quase metade das compras totais no setorSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

70% escolhem o supermercado pelos serviços financeiros e quase metade passa a gastar mais depois disso

15/12/2025

NEWSLETTER

Vendas de perecíveis crescem 11,5% e representam quase metade das compras totais no setorSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa PerecíveisÁrea Central

Vendas de perecíveis crescem 11,5% e representam quase metade das compras totais no setor

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/10/2024

Imagem do editor

Foto: Divulgação 

 

As compras de produtos perecíveis cresceram 11,5% entre este e o último ano. Assim, a categoria continua a ser um dos pilares do varejo, representando 44,3% das compras totais no segmento durante o primeiro semestre. Para efeito de comparação, em 2023 esse percentual de participação foi de 43,98%.

 

Os dados pertencem à AC Hub, da Área Central, empresa de inteligência de negócios. O estudo levou em consideração 19 redes e 1.453 supermercados. 

 

Dentre os estados, os destaques foram o Rio Grande do Sul, Ceará e Minas Gerais. No caso do estado gaúcho, por exemplo, o aumento foi de 6,1% nas vendas de perecíveis, totalizando R$1,9 bilhão.

 

"É possível pensar que essa demanda por produtos perecíveis reflete uma mudança no comportamento do consumidor, cada vez mais preocupado com a qualidade dos alimentos que consome e com a busca por alternativas a produtos de valores mais elevados. Para o supermercadista, esse tipo de dado é uma oportunidade de ajustar as estratégias de crescimento", explica Aline Michelin, diretora de operações da Área Central.

O levantamento também mostrou crescimento significativo em outras categorias como mercearia, que subiu de R$2,6 bilhões para R$2,9 bilhões, bebidas que aumentaram de R$1,8 bilhão para R$1,9 bilhão, itens pessoais que cresceram de R$587,3 milhões para R$684,4 milhões, e higiene e limpeza, que passaram de R$312,2 milhões para R$348,4 milhões.

Outro fato relevante do estudo é o aumento no uso de inovações tecnológicas para facilitar os processos dentro do varejo alimentar. 

"A tecnologia está no centro da transformação do varejo. Estamos vendo apenas o começo de uma série de mudanças positivas no setor de varejo. As empresas que adotarem essas inovações tecnológicas estarão mais bem posicionadas para crescer e se adaptar às novas demandas do mercado", afirma Cristiano Martins, executivo de relacionamento da Área Central.

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Perecíveis,Área Central
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Refrigerante funcionalConsumo

Supermercados se destacam em novembro com alta de 6,3% no faturamento

Refrigerante funcionalTendências de Consumo

Mudança nos hábitos impulsiona setor de bebidas de baixo teor alcoólico

AdobeStock_1526526567Mintel

Saiba quais tendências devem guiar o consumo em 2026

promoçõesConsumo

Black Friday antecipa compras de fim de ano e refaz calendário de consumo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados