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Mais categorias e menos produtos por compra: classes D e E impulsionam mudanças no consumo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/01/2025

Cafés na prateleira de um supermercado

Foto: Adobe Stock

 

O consumo dentro dos lares brasileiros apresentou uma desaceleração de unidades por viagem (-0,7%), com retomada na frequência de compra (+0,3%), no terceiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa movimentação ocorreu em especial por causa das classes D e E. Para equilibrar os gastos esses lares apostaram em uma equação de menos produtos e mais categorias.

 

Os dados pertencem ao relatório Consumer Insights Q3 2024, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar, e aponta que, usando essa estratégia, as classes D e E foram as únicas a conseguir aumentar o número de categorias compradas no curto prazo: passaram de 38 categorias no segundo trimestre para 39 no terceiro. Também apresentaram carrinhos mais diversos. Foram seis cestas ou mais em 50% das ocasiões de compra, contra 42% das classes A e B e 46% da classe C.

 

As classes D e E, também foram as que mais incrementaram as ocasiões de consumo de café da manhã. Neste contexto, a refeição foi composta por itens mais básicos, a exemplo de pães artesanais (+25%) e café (+18%), mas também houve crescimento nas categorias de maior valor agregado, como manteiga (+10%) e ovos (+9%).

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TAGS:Pesquisa, Kantar
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