GPA compartilha principais fatores que impulsionaram o crescimento no 3º trimestreSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Condor aumenta em 18,5% a venda de salgadinhos com JBP

23/01/2025

NEWSLETTER

GPA compartilha principais fatores que impulsionaram o crescimento no 3º trimestreSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Resultados 3T24GPAVideoconferência

GPA compartilha principais fatores que impulsionaram o crescimento no 3º trimestre

POR Barbara Fernandes

EM 07/11/2024

GPA compartilha principais fatores que impulsionaram o crescimento no 3º trimestre

Fonte: Divulgação


O GPA tem migrado de um modelo com preço único em todas as lojas para um com precificação baseada na geolocalização. Além disso, a empresa voltou a focar nas categorias de suporte, principalmente Limpeza e Higiene e Beleza. Esses dados foram compartilhados ontem (6) durante a videoconferência de resultados do 3º trimestre com Marcelo Pimentel, CEO da empresa, e Rafael Russowsky, CFO. 

 

A Marca Própria, foi uns fatores levantados pelos executivos, uma vez que já representa 21,7% das vendas totais, com destaque para o Extra com 25,9% de penetração. Os itens também já estão presentes em 8 de cada 10 cestas de compras.

 

Em relação à expansão, Pimentel contou que o foco permanecerá na bandeira Minuto, que tem sido “extremamente contributiva para a geração de caixa da Companhia”. Isso porque elas têm um custo baixo para construção – de R$ 2 milhões a R$ 2,7 milhões – e apresentam maturação em cerca de 7 meses. “Elas são extremamente contributivas à geração de caixa da companhia”, completou Russowsky.

 

Fato é que a maior parte das aberturas do 3º trimestre foram da bandeira (8 das 12 lojas inauguradas). Contudo, no período também foram encerradas 10 lojas, sendo a maioria no modelo de proximidade (6), e as demais do Extra (3) e do Pão de Açúcar (1).

Os executivos não entraram em detalhes sobre os motivos do fechamento das unidades de proximidade, porém as três lojas do Extra encerradas têm como foco a melhoria da rentabilidade, enquanto a do Pão de Açúcar ocorreu devido ao “desenvolvimento imobiliário no local onde estava implantada”.

De forma geral, os fechamentos buscam melhorar a rentabilidade da companhia.

 

Retail Media

 

Outro destaque da conferência foi o Retail Media que tem ganhado cada vez mais relevância no crescimento de rentabilidade da companhia. “Estamos tratando a estratégia em fases, e agora nos aproximamos do final da primeira, que envolve a captura de potenciais dos ativos físicos de loja”, conta Pimentel.  

 

O CEO conta também que já são mais de 100 contratos assinados com os principais fornecedores, que também já olham para 2025 no planejamento de investimento. “Temos a expectativa de dobrar o resultado referente a 2023 e vamos continuar acelerando isso em 2025. Ainda tem muito trabalho a ser feito no que tange a personificação, digitalização e monetização de dados”, completa o executivo.

 

Pimentel e Russowsky também contam que desde a implantação do Retail Media a estratégia foi não o deixar na área comercial para que não houvesse a mistura de investimentos da indústria. Dessa forma, o time comercial continua fazendo os trades comerciais (pontos de gôndola e alguns tipos de ações promocionais em loja), enquanto o time de Retail Media está atrelado a diretoria de marketing, que transaciona esse canal com os parceiros. Isso auxilia a empresa a dimensionar os dois recursos.

 

E-commerce

 

Os canais digitais também foram assunto da videoconferência. Russowsky destaca que ele tem contribuído significativamente com a margem. Outro fator relevante foi o número de downloads do aplicativo – mais de 2,2 milhões.

 

Apesar das lojas físicas permanecerem como favoritas, os clientes omnichannel estão crescendo, algo muito positivo quando considerado que a média de compras deles é de 6 a 9 vezes maior do que o consumidor que só usa um dos meios. 

Este ano a empresa encerra seu plano de turnaround, e a partir de 2025 inicia o próximo com foco em crescimento. “Estamos muito felizes de estar chegando o final deste terceiro ano entregando tudo aquilo que nos comprometemos, mas ainda mais otimista com tudo aquilo que a gente sabe internamente que temos potencial de atingir. E é nisso que trabalharemos nos próximos três anos”, finaliza Pimentel.
COMPARTILHAR
TAGS:Resultados 3T24,GPA,Videoconferência
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPAGestão e negócios

GPA entra em novo ciclo estratégico e nega possível fusão com o Dia

Assaí e Carrefour4T24

Especialistas avaliam o que esperar dos resultados do Carrefour e Assaí no 4T24

GPAExpansão

GPA leva bandeira tradicional a uma nova região

DiaGestão e negócios

Cade aprova aquisição do Dia Brasil por fundo de investimento

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados