Conheça uma nova missão de compras: o abastecimento fragmentado, fruto do excedente de lojas e formatos e da multicanalidadeSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Páscoa impulsiona vendas e ativações no varejo supermercadista

02/04/2025

NEWSLETTER

Conheça uma nova missão de compras: o abastecimento fragmentado, fruto do excedente de lojas e formatos e da multicanalidadeSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Mudanças no consumoMissões de compras Shopper 2B

Conheça uma nova missão de compras: o abastecimento fragmentado, fruto do excedente de lojas e formatos e da multicanalidade

POR Alessandra Morita

EM 24/03/2025

Pessoa na geladeira de iogurtes

Foto: Divulgação


Tome como ingredientes um consumidor que frequenta de 7 a 9 canais para realizar suas compras, um excedente de lojas no varejo e uma crescente variedade de formatos. A especialista Bruna Fallani, fundadora da Shopper 2B, analisou esse cenário e identificou mudanças provocadas por essa convergência de comportamentos. Entre as conclusões, está o surgimento de uma nova missão de compras: o abastecimento fragmentado.

 

É importante ressaltar que a nova modalidade é diferente da missão de reposição. “A fragmentação das compras de abastecimento em várias pequenas compras ao longo do mês é uma realidade que está impactando o comportamento do consumidor e desafiando os varejistas”, avalia Bruna.

 

De acordo com a especialista, nessa missão, o shopper divide as compras que seriam realizadas de uma única vez em vários momentos. A soma delas equivale ao que seria a sua compra mensal de abastecimento.

 

Para reforçar a diferença, na reposição, o shopper adquire itens levados para casa na compra de abastecimento, mas que acabaram na despensa antes do término do mês.

 

Segundo Bruna, é interessante que o varejista se faça algumas perguntas, como quantos clientes têm esse comportamento e se o novo hábito está impactando as ações realizadas.

“Ao fragmentar, a sensação de gasto é menor, e o shopper pode se permitir comprar algo a mais”, acrescenta.

É importante entender ainda se os consumidores que adotam essa forma de comprar contam com uma renda mensal ou semanal. “Devemos identificar se o cliente fragmenta o abastecimento mensal para não comprometer toda a sua renda no quinto dia útil, pois, quando isso acontece, o dinheiro não chega até o final do mês”, ressalta a especialista.

 

“Recomendo ainda que o varejista identifique o quanto essa nova missão representa do seu faturamento e quais produtos e categorias podem ser atrativas para atender o que chamamos de compra secundária, que também é uma nova missão. Nesse caso, ela vem agregada à compra de uma marca, o que é atrativo para o cliente e rentável para o varejo”, explica a fundadora da Shopper 2B.

 

Ao se aprofundar nesses novos comportamentos, avalia Bruna, o varejista pode ajustar aspectos como previsão de demanda e calendário promocional, além de desenvolver estratégias que potencializam o programa de relacionamento por meio de ações segmentadas.

COMPARTILHAR
TAGS:Mudanças no consumo,Missões de compras, Shopper 2B
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

11 indicadores sobre o cliente da sua loja para acompanharKPIs

11 indicadores sobre o cliente para você acompanhar

Refrigerantes na prateleira de supermercadoPesquisa

43% dos consumidores afirmam ter evitado algum produto por questões de saúde

Pesquisa MindMinersConsumo Alimentar

Pesquisa revela fatores que influenciam o consumo de alimentos

eficiência e sustentabilidadeMudanças Climáticas

Calor recorde desafia supermercados a inovar na eficiência e sustentabilidade

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados