ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/08/2025
50% dos novos consumidores não voltam à loja. E agora?
POR Alessandra Morita
EM 15/08/2025

Adobe Stock
Consumidores infiéis, que compram regularmente em diferentes lojas, representam 72% do faturamento dos supermercados nos Estados Unidos, de acordo com um estudo da empresa Upside, publicado pelo site Supermarket News.
Baseado em 75 milhões de transações realizadas durante dois anos, o levantamento constatou que 50% dos novos clientes não retornam à loja depois do primeiro mês. O relatório de divulgação da pesquisa aponta que a falta de comprometimento atinge pessoas de todas as idades, níveis e tipos de domicílios.
Apesar disso, a percepção da maioria dos varejistas (53%) é de que seus consumidores estão comprometidos com suas lojas. Entretanto, o estudo também aponta que 93% dos shoppers não estão engajados com uma única loja ou marca.
Seguindo essa linha de raciocínio, a análise da Upside é que, se a rede conseguir fazer com que o cliente frequente suas lojas ao menos uma vez ao mês, a receita subirá significativamente – o potencial é de cerca de 84% de aumento.
Programas de fidelidade são uma alternativa para mudar esse cenário. Quando o consumidor encontra valor nos benefícios, ele acaba retornando à loja. Mas apenas isso não basta. É preciso personalizar desde as promoções e a comunicação até as atividades que podem fazê-lo retornar.
Notícias relacionadas

Shopper amplia negócio com novo centro de distribuição e entrada no iFood

Geração Z e Baby Boomers lideram retração no consumo de bebidas alcoólicas fora do lar

Pão de Açúcar aposta na gamificação para tornar programa de fidelidade mais dinâmico

Gerenciamento por categorias poderá alcançar um novo capítulo no Brasil
Alessandra Morita
Head de Conteúdo