ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29/09/2025
50% dos novos consumidores não voltam à loja. E agora?
POR Alessandra Morita
EM 15/08/2025

Adobe Stock
Consumidores infiéis, que compram regularmente em diferentes lojas, representam 72% do faturamento dos supermercados nos Estados Unidos, de acordo com um estudo da empresa Upside, publicado pelo site Supermarket News.
Baseado em 75 milhões de transações realizadas durante dois anos, o levantamento constatou que 50% dos novos clientes não retornam à loja depois do primeiro mês. O relatório de divulgação da pesquisa aponta que a falta de comprometimento atinge pessoas de todas as idades, níveis e tipos de domicílios.
Apesar disso, a percepção da maioria dos varejistas (53%) é de que seus consumidores estão comprometidos com suas lojas. Entretanto, o estudo também aponta que 93% dos shoppers não estão engajados com uma única loja ou marca.
Seguindo essa linha de raciocínio, a análise da Upside é que, se a rede conseguir fazer com que o cliente frequente suas lojas ao menos uma vez ao mês, a receita subirá significativamente – o potencial é de cerca de 84% de aumento.
Programas de fidelidade são uma alternativa para mudar esse cenário. Quando o consumidor encontra valor nos benefícios, ele acaba retornando à loja. Mas apenas isso não basta. É preciso personalizar desde as promoções e a comunicação até as atividades que podem fazê-lo retornar.
Notícias relacionadas

Assaí, Rofatto e Koch transformam ações de trade marketing em fidelização e aumento de vendas

Entre o sell-in e o sell-out: como alinhar indústria e varejo

KPIs objetivos tornam o trade marketing mais estratégico no ponto de venda

Workshop Trade leva insights valiosos para Santa Catarina
Alessandra Morita
Head de Conteúdo