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Vendas em hipermercados e supermercados se mantiveram estáveis em julho

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/08/2025

Mesmo com preços altos, consumo se mantém alto entre brasileiros

Foto: Adobe Stock


As vendas do varejo brasileiro cresceram 2,4% em julho, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS). Na comparação com o mesmo mês de 2024, houve queda de 1,1%.


Entre os oito segmentos analisados, cinco registraram alta mensal, com destaque para material de construção (3,8%), seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,2%) e artigos farmacêuticos (1,1%). Hipermercados e supermercados ficaram estáveis no mês (0,1%).


O comércio físico teve alta de 0,7% no mês e recuo de 1,1% no ano, enquanto o comércio digital caiu 6,8% em julho e 18% no comparativo anual.


“O crescimento das vendas em julho indicam uma recuperação parcial da atividade varejista, influenciada pela resiliência do mercado de trabalho, que continua sustentando o consumo. Ainda assim, é importante destacar que o nível de atividade do comércio permanece abaixo do observado em 2024, o que reforça o cenário de desaceleração da economia. A inflação segue dando sinais de acomodação, mas essa moderação parece estar mais relacionada à perda de fôlego da atividade econômica do que a uma melhora estrutural nos preços”, explica Guilherme Freitas, economista e cientista de dados da Stone.


Na comparação anual, apenas combustíveis e lubrificantes cresceram, com alta de 1%. No recorte regional, nove estados registraram alta no ano, liderados por Acre (6,5%), Tocantins (6,4%) e Mato Grosso (4,2%). O Rio Grande do Sul teve a maior queda, de 7%.


“O Norte foi o grande destaque do mês, com desempenho amplamente positivo no comparativo anual, indicando uma dinâmica de consumo mais aquecida. O Centro-Oeste também mostrou sinais favoráveis, enquanto o Sudeste teve um comportamento mais equilibrado, com variações discretas. Já as regiões Sul e Nordeste registraram queda generalizada nas vendas do varejo, refletindo um ambiente econômico ainda desafiador nessas localidades”, explica o economista.

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TAGS:Consumo, Stone Varejo
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