Menos açúcar, mais ocasiões: 3º tri é marcado por equilíbrio entre saudabilidade e produtos ligados à indulgênciaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flexibilidade na ceia e controle de gastos guiam estratégias do setor para o Natal

19/12/2025

NEWSLETTER

Menos açúcar, mais ocasiões: 3º tri é marcado por equilíbrio entre saudabilidade e produtos ligados à indulgênciaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoWorldpanel by Numerator Pesquisa

Menos açúcar, mais ocasiões: 3º tri é marcado por equilíbrio entre saudabilidade e produtos ligados à indulgência

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/12/2025

Refrigerantes na prateleira de supermercado

Foto: Divulgação


Os hábitos de consumo dentro dos lares brasileiros passaram por mudanças durante o ano, com maior convivência entre escolhas associadas à saudabilidade e produtos ligados à indulgência. É o que aponta o estudo Consumer Insights do terceiro trimestre de 2025, elaborado pela Worldpanel by Numerator.


De acordo com o levantamento, o refrigerante sem açúcar ampliou sua participação em valor dentro da categoria, passando de 8,8% em 2023 para 14,4% em 2025. O produto passou a figurar entre as três categorias mais relevantes em ocasiões de consumo consideradas saudáveis.


O estudo mostra que 46% dos brasileiros buscam reduzir o consumo de açúcar, seja evitando produtos com adição do ingrediente ou optando por versões com adoçantes de baixa caloria. Entre consumidores das classes A e B, esse percentual ultrapassa 50%.


Para parte dos entrevistados, a similaridade de sabor em relação à versão tradicional influencia a decisão de compra. A pesquisa também analisou o impacto do uso de medicamentos à base de GLP-1 no consumo alimentar. Cerca de 3% dos brasileiros afirmaram já utilizar ou ter utilizado esse tipo de solução. Entre 2024 e 2025, o consumo médio de alimentos entre usuários desses medicamentos apresentou redução, segundo o estudo.


No abastecimento dos lares, os dados indicam maior frequência de visitas aos PDVs,  mas com cestas menores. No 3º trimestre de 2025, os consumidores visitaram lojas quase 3x por semana. O gasto médio avançou 5,5%, enquanto o volume apresentou variação de 1,1%.


As categorias de Mercearia Salgada e Limpeza registraram aumento na intensidade de compra, enquanto Higiene e Beleza apresentou comportamento distinto, com maior atenção a critérios de custo-benefício e desempenho dos produtos.


Segundo a análise da Worldpanel by Numerator, o consumo domiciliar se mostra mais segmentado e conectado a diferentes motivações, o que amplia os desafios para marcas no ponto de venda, especialmente diante de eventos futuros que tendem a estimular ocasiões de consumo dentro do lar.


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Worldpanel by Numerator, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

NatalConsumo

Natal deve movimentar quase R$ 20 bi no varejo digital brasileiro

promoçõesConsumo

Varejo alimentar avança 9,4% em faturamento durante a Black Friday

Adobe Stock - AtacarejoConsumo

Atacarejo busca novas missões de compra para driblar queda em unidades vendidas

bebidasPesquisa

Estudo mostra que os itens essenciais seguem com comportamento estável em volume

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados