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Atacarejo busca novas missões de compra para driblar queda em unidades vendidas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/12/2025

Adobe Stock - Atacarejo

Foto: Divulgação


Após um ciclo de expansão acelerada, o atacarejo entra em uma fase de maturidade que exige ajustes no modelo de negócio para sustentar o crescimento nos próximos anos.


Levantamento da Scanntech em parceria com a McKinsey aponta que o canal passa a ampliar o sortimento em categorias antes menos desenvolvidas, com o objetivo de atender a um número maior de missões de compra e aumentar fluxo e frequência nas lojas.


Os dados mostram que 51,8% do volume vendido no atacarejo ainda está concentrado em missões de abastecimento, associadas a compras planejadas. No entanto, o desempenho em mesmas lojas indica queda de 2,7% nas unidades vendidas, o que tem levado as redes a buscar novas alavancas de crescimento.


“Esse cenário estimula as redes a avançar em categorias historicamente menos exploradas pelo atacarejo, para ampliar sua relevância nas compras de reposição e no dia a dia das famílias”, afirmou Felipe Passarelli, head de Inteligência de Mercado da Scanntech.


No acumulado do ano até outubro de 2025, categorias como pães (+4%), frutas in natura (+6%), peixes (+10%) e legumes (+10%) apresentaram crescimento no canal, indicando maior participação em compras de reposição e consumo imediato.


A análise aponta ainda que FLVO e padaria se consolidam como vetores desse movimento, embora tragam maior complexidade operacional e necessidade de adaptações físicas nas lojas.


Em cuidados pessoais e bem-estar, o destaque foi para suplementos para academia, com alta de 141% em volume até outubro, seguidos por esfoliantes corporais (+76%), pigmentos capilares (+36%) e protetores solares (+32%).


Para Passarelli, a transformação do atacarejo reflete um movimento mais amplo do varejo. “Hoje, nenhum canal olha apenas para o seu próprio segmento. A competição é transversal, e isso exige que varejistas se reinventem, revisem sortimento, ampliem categorias e criem novas propostas de valor para o consumidor”, concluiu.


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TAGS:Consumo, Scanntech,McKinsey, Pesquisa
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