ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18/12/2025
Varejo alimentar avança 9,4% em faturamento durante a Black Friday
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/12/2025

Foto: Adobe Stock
O varejo alimentar registrou aumento no faturamento durante a Black Friday deste ano, mantendo o desempenho observado no período anterior. No dia oficial da data, o setor avançou 9,4% em faturamento na comparação com a Black Friday de 2024. Na semana que antecedeu a sazonalidade, a alta foi de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Rock Encantech, que analisou 24 milhões de transações durante o período.
O desempenho variou entre os canais. No dia da Black Friday, o atacarejo liderou o crescimento, com alta de 9,8% no faturamento, enquanto os supermercados cresceram 7,7%. Já na semana anterior, os supermercados apresentaram avanço de 5,6%, frente a 0,3% do atacarejo.
Nos supermercados, o aumento do faturamento esteve associado a um crescimento mais expressivo do preço médio, acompanhado de leve redução no número de itens por carrinho. No atacarejo, o movimento foi inverso, com crescimento mais moderado do preço médio e aumento na quantidade de itens adquiridos.
Entre as categorias, as bebidas concentraram o maior destaque no dia da Black Friday, com crescimento tanto em faturamento quanto em volume. Dentro das bebidas alcoólicas, as cervejas lideraram as vendas, enquanto destilados e fermentados registraram crescimento superior a 20% em volume, apesar da retração em faturamento.
“De forma geral, a Black Friday se manteve como uma das principais datas sazonais do varejo alimentar. Em 2024 e 2025, o comparativo apresenta um patamar menor de crescimento, porém significativo para o varejo alimentar”, afirmou Fernando Gibotti, vice-presidente de Inteligência e Mercado da Rock Encantech.
Notícias relacionadas
ConsumoAtacarejo busca novas missões de compra para driblar queda em unidades vendidas
PesquisaEstudo mostra que os itens essenciais seguem com comportamento estável em volume
ConsumoSupermercados se destacam em novembro com alta de 6,3% no faturamento
Consumo







