Varejo alimentar registra alta de 2,8% em novembroSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupo Hindiana firma acordo para possível aquisição de controle da Neogrid

23/12/2025

NEWSLETTER

Varejo alimentar registra alta de 2,8% em novembroSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoIAV-IDV

Varejo alimentar registra alta de 2,8% em novembro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/12/2025

1764167434983-celular-supermercado

Foto: Adobe Stock


O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou alta de 2,8% em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2024, abaixo da projeção anterior. Para dezembro, a estimativa indica queda de 0,8%.


Em janeiro e fevereiro de 2026, as previsões apontam altas de 2,3% e 1,7%, respectivamente.


No atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, a variação positiva em novembro foi de 0,9%, também abaixo do esperado no mês anterior. Para dezembro deste ano, as projeções indicam crescimento de 3,1%.


Em 2026, Espera-se crescimento também para janeiro (3,5%) e estabilidade para fevereiro (3,5%).


Os dados fazem parte do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV), que, em valores nominais, projeta crescimento de 1,6% das vendas do comércio varejista em dezembro, na comparação anual.


Quadro geral


Para janeiro e fevereiro de 2026, as estimativas são de altas de 2,8% e 2,2%. Em novembro, o índice nominal apresentou avanço de 2,7%. Já os dados ajustados pelo IPCA indicam retração do varejo em termos reais.


As projeções apontam queda de 2,7% em dezembro de 2025, seguida de recuos de 1,8% em janeiro e 1,6% em fevereiro de 2026. Em novembro, o índice deflacionado já havia registrado diminuição de 1,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.


Segundo o instituto, o resultado de novembro foi influenciado pela recuperação da intenção de consumo das famílias, que avançou 0,5% após três meses consecutivos de queda. O movimento foi associado à proximidade do fim do ano e ao desempenho da Black Friday, que apresentou crescimento de dois dígitos em relação a 2024.


O cenário projetado para os próximos meses permanece sob atenção. A expectativa é de que o IPCA encerre 2025 com alta de 4,36%, acima do centro da meta de 3,0% definida pelo Conselho Monetário Nacional. A política monetária segue em patamar restritivo, com a taxa Selic em 15% ao ano.


“Por mais que as explicações técnicas queiram justificar este patamar da Selic, que leva os juros reais a, aproximadamente, 10%, há o risco de gerar uma profunda retração no varejo, em especial para os médios e pequenos varejistas. O patamar elevado de juros encarece o crédito para famílias e empresas, dificultando a expansão do consumo e dos investimentos privados. Esse ambiente econômico pode influenciar o desempenho do varejo. A combinação entre inflação, desaceleração da atividade e custo elevado do crédito pode afetar o ritmo efetivo dessas vendas à medida que a capacidade de consumo das famílias tende a ficar mais restrita”, analisa Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV.

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,IAV-IDV
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

NatalConsumo

Natal deve movimentar quase R$ 20 bi no varejo digital brasileiro

Refrigerantes na prateleira de supermercadoConsumo

Menos açúcar, mais ocasiões: 3º tri é marcado por equilíbrio entre saudabilidade e produtos ligados à indulgência

promoçõesConsumo

Varejo alimentar avança 9,4% em faturamento durante a Black Friday

Adobe Stock - AtacarejoConsumo

Atacarejo busca novas missões de compra para driblar queda em unidades vendidas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados