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Especialista indica 5 passos para estruturar promoções durante a Black Friday nos supermercados autônomos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/10/2025

Minha Quitandinha

Foto: Divulgação


Com a expansão de mercados autônomos em condomínios, empresas e academias, a gestão de preços e campanhas promoionais demanda uso de dados e ajustes rápidos por loja. A proximidade da Black Friday eleva a atenção das redes; no último ano, a data registrou alta de 18,7% no setor, de acordo com a Serasa Experian.


Segundo Douglas Pena, sócio-fundador e CRO da Minha Quitandinha, lojas sem atendimento presencial podem programar ações diretamente no sistema.


Com o uso da tecnologia certa e um bom planejamento estratégico, é possível programar descontos, combos e ofertas relâmpago diretamente pelo sistema, sem precisar de intervenção física. Isso garante agilidade e precisão, além de permitir testes e ajustes em tempo real”, afirma.


Para a aplicação prática dessas estratégias, Douglas reúne 5 passos que ajudam a organizar a gestão de preços e promoções em mercados autônomos, confira:

1. Conhecer o perfil do consumidor

Mapear itens de maior saída, horários de pico e tíquete médio com dados históricos para evitar promoções sem retorno.


2. Definir estratégia de preço

Considerar custo, margem, concorrência e valor percebido; reservar descontos maiores a itens de menor giro; usar mecânicas como “leve 2, pague 1”.


3. Comunicar no PDV

Etiquetas e sinalização nas gôndolas e mensagens no autoatendimento para dar visibilidade às ofertas.


4. Usar tecnologia

Testar preços por local, acompanhar desempenho e replicar a melhor alternativa.


5. Preparar a operação

Revisar mix, ajustar estoques e alinhar o plano ao perfil de consumo de cada ponto.


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TAGS:Oportunidades de Crescimento,Minimercados Autonômos, Black Friday,Minha Quintandinha
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