Mini supermercados ampliam a expansão com quase 30 mil inaugurações no 1º semestreSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saudali Alimentos completa 25 anos e inicia novo ciclo de expansão

30/10/2025

NEWSLETTER

Mini supermercados ampliam a expansão com quase 30 mil inaugurações no 1º semestreSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Sebrae Varejo de Proximidade Pesquisa

Mini supermercados ampliam a expansão com quase 30 mil inaugurações no 1º semestre

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/09/2025

mini mercado adobe stock

Foto: Adobe Stock


Mais de 29.000 pequenos comércios de alimentos (entre mercadinhos, mercearias, armazéns e bodegas) foram abertos no Brasil no primeiro semestre de 2025. O número representa 162 registros de CNPJ por dia, ou quase sete por hora, segundo levantamento do Sebrae a partir de dados da Receita Federal.


Na comparação com o mesmo período de 2024, houve aumento de 8,5%. Do total, 70% estão cadastrados como microempreendedores individuais (MEI).


Segundo Jane Blandina da Costa, analista de Competitividade do Sebrae, os aspectos que podem ter influenciado no crescimento das inaugurações são o cenário econômico e o nível de emprego. Ela também analisa a importância desses comércios. "Os negócios de bairro são fundamentais porque movimentam a economia local, geram renda complementar para as famílias e aproximam o consumidor de soluções rápidas e acessíveis.”


Para garantir o sucesso desses varejos, Jane recomenda atenção à gestão financeira, à análise de hábitos de consumo da vizinhança e ao uso de canais digitais. “A primeira recomendação é separar as contas da empresa das contas pessoais e acompanhar de perto as entradas e saídas do mercadinho. Isso dá clareza e evita surpresas no caixa”, diz.


Ela acrescenta que observar preferências locais ajuda na definição do mix de produtos e que ferramentas de delivery e redes sociais podem ampliar as vendas.

COMPARTILHAR
TAGS:Sebrae, Varejo de Proximidade, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Redes regionaisConsumo

Apostas online absorvem 13% do valor destinado à alimentação no 2º trimestre

AdobeStock_79866587Missão de Compra

Decisões de compra nos supermercados ocorrem em menos de 10 segundos

Adobe StockPesquisa

Mais de 60% da Geração Z e Millenials estão propensos a aumentar os gastos com marcas que investem em estratégias de personalização

supermercadoConsumo

Setor supermercadista registra queda de quase 3% em setembro, segundo IVS

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados