11/09/2025
Mini supermercados ampliam a expansão com quase 30 mil inaugurações no 1º semestre
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/09/2025

Foto: Adobe Stock
Mais de 29.000 pequenos comércios de alimentos (entre mercadinhos, mercearias, armazéns e bodegas) foram abertos no Brasil no primeiro semestre de 2025. O número representa 162 registros de CNPJ por dia, ou quase sete por hora, segundo levantamento do Sebrae a partir de dados da Receita Federal.
Na comparação com o mesmo período de 2024, houve aumento de 8,5%. Do total, 70% estão cadastrados como microempreendedores individuais (MEI).
Segundo Jane Blandina da Costa, analista de Competitividade do Sebrae, os aspectos que podem ter influenciado no crescimento das inaugurações são o cenário econômico e o nível de emprego. Ela também analisa a importância desses comércios. "Os negócios de bairro são fundamentais porque movimentam a economia local, geram renda complementar para as famílias e aproximam o consumidor de soluções rápidas e acessíveis.”
Para garantir o sucesso desses varejos, Jane recomenda atenção à gestão financeira, à análise de hábitos de consumo da vizinhança e ao uso de canais digitais. “A primeira recomendação é separar as contas da empresa das contas pessoais e acompanhar de perto as entradas e saídas do mercadinho. Isso dá clareza e evita surpresas no caixa”, diz.
Ela acrescenta que observar preferências locais ajuda na definição do mix de produtos e que ferramentas de delivery e redes sociais podem ampliar as vendas.
Notícias relacionadas

Varejo alimentar é o único a registrar crescimento em agosto

Varejo alimentar mantém alta no faturamento acumulado do ano, apesar de queda em unidades

Missão Lisboa com a Ludovico Tozzo entrega aprendizados sobre futuro do varejo, estratégia e cultura de mercado
