A importância de ampliar os pontos de exposição na prateleira e seu impacto nas vendas: a compra por oportunidadeSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como a varejista Grupo Ítalo transformou sua área de Trade Marketing

04/07/2025

NEWSLETTER

A importância de ampliar os pontos de exposição na prateleira e seu impacto nas vendas: a compra por oportunidadeSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

UnileverMaizena Exposição Execução no PDV

A importância de ampliar os pontos de exposição na prateleira e seu impacto nas vendas: a compra por oportunidade

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Unilever

EM 04/07/2025

Maizena, Unilever

Em um mercado cada vez mais competitivo, aumentar as vendas e conquistar novos consumidores é uma meta constante para os varejos e indústrias. Embora estratégias tradicionais como embalagens atrativas e promoções continuem relevantes, há um fator que pode fazer toda a diferença: a forma como o produto é exposto nas gôndolas e em toda extensão da loja.


A exposição estratégica no ponto de venda é uma poderosa aliada na jornada de compra. O merchandising visual, por exemplo, é uma ferramenta eficaz que estimula decisões imediatas por parte do consumidor. Recursos como materiais promocionais (MPDVs), ilhas temáticas e ambientações criativas ajudam a transformar o ponto de venda em um verdadeiro ponto de experiência.


Entre as estratégias de visibilidade mais eficazes no varejo, a dupla exposição em pontos naturais amplia a visibilidade do produto e potencializa as chances de conversão. Seu impacto é ainda maior quando aplicada de forma estratégica, respeitando a jornada de decisão do shopper e considerando os gatilhos e critérios que influenciam a escolha no momento da compra.


Além disso, produtos com alta versatilidade de uso e ampla presença em cestas diversas podem ser fortemente impulsionados quando alocados em mais de um local de exposição de gôndola.


Um caso de destaque é o da Maizena, marca da Unilever Alimentos, que adotou uma combinação de estratégias e obteve resultados significativos: lojas com dupla exposição obtiveram um resultado em vendas 2x maior que as demais lojas1.


Com base em análises de dados de cesta, a Unilever identificou que a presença de amidos mais fermento na mesma oportunidade de compra impulsionou a venda dos segmentos 10x mais que separados2.Quando atrelamos a categoria a farináceos, laticínios como leite condensado ou creme de leite e itens para receitas, as vendas podem aumentar em até 5 vezes2.


Esse resultado foi alcançado por meio da ampliação da presença da marca em locais estratégicos, aproveitando o conceito de compra por oportunidade — quando o consumidor se depara com o produto no momento certo, mesmo sem tê-lo planejado.


O cross selling também desempenha um papel fundamental nesse processo. Embora o amido de milho seja tradicionalmente associado a mingaus, cremes, molhos e sobremesas, seu uso é versátil dentro da culinária, contribuindo para garantir a textura perfeita em diferentes tipos de receitas.


Estratégias como a dupla exposição e o cross selling não apenas aumentam a visibilidade do produto, mas também criam conexões emocionais e funcionais com o shopper. E, no fim das contas, é essa combinação que transforma uma simples ida ao mercado em uma oportunidade de acelerar ainda mais as vendas.


Fontes:

1- Dados Internos | BasketAnalysis - Análise de Cestas | Período: de set/22 a nov/22 | Base de Análise 8.370.843
2- Kantar | Usage Panel | Total Starch | 7Rms | MAT Q1´2022. Brasil Metropolitan Regions: Northeast (Salvador, Recife e Fortaleza), South (Curitiba e Porto Alegre), Rio de Janeiro e São Paulo

COMPARTILHAR
TAGS:Unilever,Maizena, Exposição, Execução no PDV
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockGestão e negócios

A batalha na gôndola: como destacar produtos e impulsionar vendas no varejo

Empório Nestlé Exposição Espaço ExtraExecução

Tour pelo Empório Nestlé: aprimorando experiências do consumidor para o varejo

All body deoIndústria

Unilever lança nova categoria no Brasil

Adobe Stock - UnileverIndústria

Unilever pretende expandir em 40% sua capacidade de armazenamento

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados