ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/08/2025
A batalha na gôndola: como destacar produtos e impulsionar vendas no varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 02/07/2025

Foto: Divulgação
Em supermercados e atacarejos, onde milhares de produtos coexistem, a batalha pela atenção dos consumidores é intensa. A maioria das decisões é tomada de forma inconsciente ou precipitada e uma boa aparência permite que um produto se destaque em prateleiras lotadas. Nesse sentido, entende-se a importância da disposição dos itens na gôndola, trazendo os produtos para a borda para garantir uma aparência completa, limpa e organizada.
Para marcas e fabricantes, a exposição aumenta a visibilidade do produto, incentiva compras por impulso e fortalece o reconhecimento da marca. Isso é especialmente relevante em categorias em que a decisão de compra é tomada no momento. Quanto maior o espaço nas prateleiras, maior a percepção (consciente ou inconsciente) de que um produto é popular, premium ou desejável.
Produtos pequenos ou com formatos irregulares (cosméticos, especiarias, gomas de mascar, chocolates) se beneficiam de uma exposição personalizada, como divisórias e placas com informações. Outra dica é posicionar itens estratégicos entre 1,20 e 1,70 cm, pois é geralmente nessa área que o cliente coloca os olhos pela primeira vez e toma decisões mais rapidamente. Produtos em posições mais altas ou mais baixas recebem menos atenção, a menos que o comprador os procure ativamente. Além disso, a maioria das pessoas olha primeiro para o centro do corredor, depois (se forem destros) para a direita, então para a esquerda e depois de volta para o centro. Esse padrão visual deve guiar o layout do produto.
A abordagem ideal depende do segmento do item e do comportamento do consumidor. A exposição não deve ser considerada isoladamente, mas sim como parte de uma estratégia abrangente que combina preços, promoções, rotação de estoque e hábitos de compra.
Porém, nem todos os produtos se beneficiam igualmente do aumento da visibilidade. Fatores como o formato da loja, categoria do produto, sazonalidade e promoções também devem ser considerados na estratégia de fortalecimento da marca em determinado lugar.
A gôndola não se resume apenas à estética: é uma ferramenta que influencia o comportamento de compra e impulsiona as vendas. Com organização inteligente, gerenciamento rigoroso do espaço e soluções eficazes de exposição e merchandising, varejistas e a indústria podem otimizar cada centímetro do PDV, atender às expectativas dos clientes e fazer suas marcas brilharem em um momento tão crucial.
Fonte: Punto Trade
Notícias relacionadas

Grupo Zat projeta faturamento de R$ 1 bilhão até 2026

Grupo Mateus eleva Ebitda em quase 30% no 2º trimestre

#TradeConnection: especialista da ESPM explica como estratégia no trade vai além de merchandising e promoção
