07/04/2025
Unilever pretende expandir em 40% sua capacidade de armazenamento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/04/2025

Foto: Divulgação
O Grupo Unilever vai investir R$ 145 milhões para ampliar, modernizar e automatizar seus centros logísticos no Brasil. A iniciativa busca aumentar a eficiência operacional, expandir em quase 40% a capacidade de armazenamento e assim estar preparado para o crescimento de vendas no país.
Os recursos também serão destinados para a construção do primeiro Hub Logístico da companhia, localizado em Itupeva (SP), e um novo Centro de Distribuição em Serra (ES). Com isso, o número de centros logísticos passará de sete para nove ainda em 2025, elevando a capacidade total para 280.000 posições paletes.
“Há 95 anos no Brasil, o grupo Unilever segue investindo no país, um dos mercados prioritários na estratégia global. A ampliação e modernização de nossa logística nos deixa três passos à frente para estarmos prontos para crescer nos próximos anos de forma sustentável, melhorando nosso desempenho ao mesmo tempo que aumentamos a nossa eficiência, por meio de inovação e do uso da tecnologia”, anuncia Andrés González, presidente da Unilever Brasil.
O maior aporte será direcionado para construção do Hub de Itupeva, que deve iniciar a operação ainda neste ano. O principal destaque do empreendimento será seu nível de automatização. Para se ter uma ideia, o espaço terá carros shuttles 4D e esteiras ATLS (Automated Truck Loading System) que permitirão a automação total de descarregamento, movimentação, armazenagem e carregamento. Isso irá dobrar a capacidade de armazenamento na mesma área, se comparado a um Centro de Distribuição sem esta forma de automação, e irá otimizar em 62% o tempo de descarregamento e carregamento de produtos.
O Hub terá capacidade para 50.000 posições paletes e receberá os itens mais vendidos das principais marcas comercializadas no Brasil de três fábricas localizadas no interior de São Paulo (Valinhos, Vinhedo e Aguaí) e distribuirá para os Centros de Distribuição da Unilever em todo o país.
Já o novo Centro de Distribuição será o primeiro da Unilever no Espírito Santo e abastecerá clientes de todas as regiões, com exceção do Norte. Previsto para inauguração no primeiro semestre de 2025, o empreendimento terá capacidade para 14.000 posições paletes.
Notícias relacionadas

SA+ realiza mais uma edição de sucesso do Encontro Reservado para Indústria

Indústria de bebidas alcoólicas investe em estratégia de marketing aliada a conexão emocional do público

Monaco pretende dobrar sua atuação até 2028
