14/01/2026
Eficiência, dados e execução orientam os planos de Bazar e Hibe para 2026
POR Bárbara Fernandes
EM 13/01/2026

Foto: Adobe Stock e Divulgação
Empresas das categorias de bazar e higiene & beleza estruturam seus planos para 2026 com foco em eficiência operacional, fortalecimento do relacionamento com o varejo e ganho de participação.
Investimentos em automação, inteligência de dados, revisão de supply chain e estratégias de sortimento e execução no ponto de venda orientam o planejamento de companhias como Facilita&Pronto, Rojemac e Kimberly-Clark.
Facilita&Pronto
A empresa acredita que o próximo ano será marcado por desafios externos e pressão de custos
na categoria em que atua, porém haverá oportunidades de ganho em participação.
Desafios
O principal gargalo neste ano foi a perda de margem por conta dos custos em insumos e logística com crescimento moderado da demanda e crescente pressão do preço na categoria bazar.
“Para 2026, buscamos renegociar com fornecedores, otimizar a logística e dividir custos com o varejista, oferecendo ainda mais valor agregado”, comenta Castro.
Prioridades no relacionamento com o varejo em 2026
- Definir acordos, planogramas por formato e calendário comercial conjunto.
Em relação ao supply, Castro comenta que a empresa está investindo em nova frota própria. “Também estamos revisando lead time nas praças onde atuamos, elevando o estoque de segurança para alguns SKUs estratégicos, revisitando o processo de roteirização regional e monitorando de perto o OTIF [on-time in-full]”, explica.

“Nosso foco estará em torno de dois eixos: crescimento de volume/participação e reforço de eficiência operacional (supply vs. custo)”, afirma Caio Castro, Head de brand marketing da Facilita&Pronto.
Tendências que guiam as estratégias
Os kits econômicos (multipack), produtos com maior resistência e os sustentáveis estão em ascensão, segundo a empresa.
“Entendemos que o cliente final busca por uma compra estratégica e quer economizar mais, por conta de fatores macroeconômicos”, finaliza Castro.
Rojemac
A empresa acredita que será um período desafiador, porém extremamente positivo, especialmente diante dos investimentos em automação logística e inteligência de mercado. As prioridades estarão centradas em inovação, eficiência e expansão.
Desafios
O maior desafio em 2025 foi manter a eficiência logística diante da expansão de demanda e da complexidade do mercado.
“Em 2026, superaremos esse desafio com investimentos em automação, novos CDs e aprimoramento dos fluxos de abastecimento, garantindo maior competitividade e agilidade operacional”, explica Candi.
Prioridades no relacionamento com o varejo em 2026
- Oferecer soluções personalizadas e suporte consultivo, com foco em performance de categoria, inteligência de abastecimento e estratégias de crescimento conjunto.
- Aumentar a proximidade com base em dados, insights de consumo e acompanhamento contínuo dos resultados.

“Nosso foco será transformar desafios em oportunidades. Vamos intensificar a automatização dos centros de distribuição com novos maquinários de alta performance, aprimorar os processos logísticos e reforçar a análise de dados qualitativos por meio da metodologia Houseware Expert, que orienta o sortimento estratégico e o relacionamento com o varejo”, afirma Mauricio Candi, diretor executivo comercial & marketing e um dos sócios da Rojemac.
Tendências que guiam as estratégias
A regionalização e a multicanalidade serão as principais frentes que direcionarão as estratégias.
“Queremos avançar a personalização com base no perfil regional e formato de loja. Já entre as empresas que possuem e-commerce, temos a oportunidade de aumentar o faturamento com o Projeto Cauda Longa, que visa à ampliação do portfólio digital, voltado para explorar nichos de mercado e produtos de menor giro, que representam um volume significativo de vendas e rentabilidade.”
Novidades
A empresa se concentrará em 4 frentes de inovação:
- Automação logística, com a implementação de novos equipamentos e armazenagem inteligente
- Inteligência de dados, para aprimorar a análise de comportamento
- Gestão de sortimento, com decisões baseadas em dados e insights qualitativos
- Curadoria exclusiva de produtos com base em análises de mercado, tendências globais e necessidades específicas do varejo brasileiro
Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark projeta 2026
como um ano de consolidação
e aceleração. Segundo Bruno Ibargoyen,
diretor de vendas, a prioridade
é transformar ambição em consistência,
fortalecendo marcas, ampliando
eficiência e elevando o padrão
de execução em todos os canais.
Desafios
O maior desafio foi equilibrar transformação e execução, modernizar processos e mentalidade sem perder o foco nos resultados.
“Superamos esse período fortalecendo nossa cultura de protagonismo e disciplina, e em 2026 vamos consolidar essa virada, tornando a execução o principal motor de crescimento”, comenta Ibargoyen.
Para ele, o segredo tem sido a coerência: alinhar propósito, performance e comportamento, com uma liderança que inspira, exige e entrega junto.

“A categoria de Cuidado Adulto será uma das grandes prioridades. É um segmento estratégico e com enorme potencial de crescimento, especialmente no varejo alimentar, onde queremos atuar para ampliar o acesso, desenvolver a categoria e impulsionar a educação do consumidor sobre o tema”, afirma Bruno Ibargoyen, Diretor de vendas da Kimberly-Clark.
Prioridades no relacionamento com o varejo em 2026
- Aprofundar parcerias de longo prazo com os principais clientes, baseadas em dados, previsibilidade e performance
- Ajudar o varejo a vender mais e melhor, com planos, sortimento e ativações personalizadas por canal e formato de loja
- Expansão do modelo “loja perfeita”, garantindo visibilidade, variedade e execução impecável no ponto de venda
“Num cenário em que o avanço do volume é cada vez mais desafiador, nosso foco será liderar o crescimento das categorias em que atuamos por meio da inovação e da premiumnização, agregando valor tanto para consumidores quanto para varejistas”, diz.
Tendências que guiam as estratégias
3 grandes movimentos devem orientar as decisões da Kimberly:
- Saúde e bem-estar, com produtos que unem conforto, segurança e autocuidado
- Consumo responsável, impulsionado por escolhas mais conscientes e pela valorização de marcas com propósito
- Digitalização da jornada de compra, com experiências cada vez mais fluidas e personalizadas
Novidades
O foco serão as categorias de cuidados femininos, adultos e infantis, com itens como absorventes, fraldas e produtos de higiene pessoal.
Todas as inovações seguem 3 diretrizes centrais: desempenho superior, design inteligente e responsabilidade, com foco em sustentabilidade e uso consciente de recursos.
Notícias relacionadas
Oportunidades de CrescimentoPerecíveis prevê foco em conveniência, proteínas e saudabilidade em 2026
SazonalidadeSupermercados reorganizam lojas e priorizam produtos frescos para o verão
Oportunidades de CrescimentoCategoria de Bebidas ajusta portfólio e execução para responder a novos hábitos de consumo
Oportunidades de Crescimento







