14/01/2026
Perecíveis prevê foco em conveniência, proteínas e saudabilidade em 2026
POR Bárbara Fernandes
EM 14/01/2026

Foto: Adobe Stock e Divulgação
Com um consumidor mais atento à saúde, à conveniência e ao valor agregado, empresas da categoria de perecíveis estruturam seus planos para 2026 com foco em inovação, eficiência operacional e fortalecimento da relação com o varejo.
Estratégias como regionalização do portfólio, desenvolvimento de produtos funcionais e proteicos, digitalização de processos e projetos conjuntos de crescimento de categoria orientam o planejamento de companhias como Danone, Papapá e Seara.
Danone
A Danone enxerga 2026 como um ano de aceleração com crescimento sustentável, impulsionado por inovação e eficiência operacional. As prioridades estão centradas em 4 pilares: fortalecimento das marcas, avanço na digitalização de processos e experiências, aceleração da agenda de sustentabilidade e regionalização.
Desafios
Segundo Carrelas, neste ano o principal desafio foi equilibrar eficiência operacional com inovação e velocidade de execução. “Em 2026, seguiremos aprimorando processos, simplificando estruturas e fortalecendo a cultura de agilidade”, diz.
O executivo ainda acrescenta que o objetivo é superar o desempenho médio do mercado e continuar ampliando a relevância nas categorias em que atuam.

“Nosso foco será continuar gerando valor compartilhado em toda a cadeia, do produtor ao consumidor. Queremos seguir crescendo de forma responsável, impulsionando o consumo consciente e ampliando o acesso à nutrição de qualidade”, afirma Roberto Carrelas, Vice-presidente de vendas e trade da Danone Brasil.
Prioridades no relacionamento com o varejo em 2026
- Aprofundar parcerias com foco em execução eficiente
- Personalização por formato e shopper
- Regionalização para maior proximidade
- Projetos conjuntos de crescimento de categoria
- Ampliação da troca de dados e insights para otimizar o sortimento e a jornada do consumidor
Tendências que guiam as estratégias
A demanda por alimentos com benefícios funcionais, proteinados, plant-based e convenientes continuará orientando o portfólio e lançamentos. “Além disso, o olhar para impacto positivo ambiental e social é cada vez mais determinante nas escolhas do consumidor e nas nossas decisões estratégicas”, destaca Carrelas.
Novidades
A Danone terá uma agenda robusta para 2026, com lançamentos em diferentes categorias, conectados a tendências como saúde digestiva, nutrição vegetal e conveniência.
Papapá
A empresa acredita que 2026 será um ano positivo de consolidação e expansão. As prioridades serão a inovação de produtos, ampliação da presença nacional e fortalecimento das conexões com as famílias e os profissionais de saúde.
Desafios
A Papapá vem avançando em um ritmo forte. Em 2025, cresceu 70%, algo que traz uma complexidade maior em várias frentes. “Nosso desafio tem sido gerir isso com agilidade, para o negócio continuar performando bem”, explica Afonso. “Um movimento importante foi a troca de ERP e a seniorização do time, para sustentar o ritmo de expansão e aproveitar as oportunidades do mercado.”
7 milhões é o que a empresa espera investir no aumento da escala de algumas linhas principais. O objetivo é aumentar a rentabilidade e promover maior democratização dos produtos no PDV.

“Esperamos dobrar de tamanho em 2026 novamente, mantendo o crescimento acelerado. Vamos investir em contratações estratégicas e em dados para compreender a jornada do consumidor”, afirma Leonardo Afonso, CEO da Papapá.
Prioridades no relacionamento com o varejo em 2026
- Estreitar parcerias estratégicas
- Levar os produtos a novas regiões do País
- Aprimorar o trabalho conjunto de comunicação e visibilidade em loja
- Acelerar e auxiliar o crescimento da categoria como um todo diversificando o mix
- Segmentar cada vez mais o mix de produtos para cada região
Tendências que guiam as estratégias
A Papapá seguirá acompanhando tendências como a busca por alimentos sem adição de açúcares, com rótulos limpos e ingredientes reconhecíveis e o aumento do consumo consciente por parte dos pais. A conveniência também continuará sendo um fator importante. Produtos saudáveis, mas fáceis de preparar, estarão no centro da estratégia.
Novidades
O principal foco estará em novos produtos que atendam às necessidades que hoje não são sanadas com a linha atual, ampliando o alcance e propósito da marca.
“Nosso consumidor está crescendo e, seguindo nosso propósito de melhorar a alimentação infantil no Brasil, faz muito sentido ampliarmos a jornada com produtos voltados a essas novas necessidades”, adianta Paula Machado, cofundadora e diretora de criação da Papapá.
Seara
As expectativas para 2026 estão altas. Segundo Rafael Palmer, diretor de marketing de alimentos preparados, a Copa do Mundo impulsiona o consumo dentro de casa e acelera categorias estratégicas – especialmente proteína, conveniência e indulgência –, o que reforça o cenário positivo.
Desafios
A dinâmica de 2025 reforçou a importância de atuar com flexibilidade e foco no consumidor, acompanhando mudanças aceleradas nos hábitos de compra e na busca por conveniência.
“Em 2026, seguiremos avançando nessa agenda, combinando eficiência operacional, ampliação do portfólio de maior valor agregado e uma atuação ainda mais próxima do varejo para construir soluções que gerem resultado para toda a cadeia”, explica Palmer. “O objetivo é manter a Seara competitiva, relevante e preparada para atender às novas demandas do mercado de forma sustentável.

“Entramos em 2026 fortalecendo movimentos que já vinham ganhando tração: inovação contínua, expansão de categorias prioritárias e consolidação dos territórios onde a Seara já é referência. O setor segue competitivo, mas o consumidor brasileiro mostra apetite crescente por produtos de valor agregado, e é exatamente nesse espaço que continuaremos avançando”, afirma Rafael Palmer, Diretor de marketing de alimentos preparados da Seara.
Prioridades no relacionamento com o varejo em 2026
Continuar apoiando o cliente no desenvolvimento da categoria por meio de dados, tendências e execução qualificada no PDV. Alguns dos exemplos são o Panelaço, que triplicou o giro nas lojas participantes, e as ativações de alta conversão com lançamento de linhas como Panelinhas e Air Fryer.
“Essas iniciativas mostraram como inovação combinada com execução gera impacto real no negócio do varejista.”
Tendências que guiam as estratégias
Algumas movimentações ganharam força nos últimos anos e continuarão guiando o planejamento da Seara. São elas: praticidade, indulgência e proteínas. “Para atender esse movimento, lançamos em 2025 a linha Air Fryer, com produtos desenhados para performance perfeita no eletrodoméstico”, relembra Palmer.
Outra tendência é o snacktime, o hábito crescente de consumir alimentos enquanto se maratona séries. “A Seara se uniu à Netflix e lançou uma linha inédita de snacks, com destaque para o primeiro hot dog coreano do País.
Novidades
A expectativa é de manter o ritmo robusto de lançamentos, priorizando soluções que combinam funcionalidade e prazer gastronômico, como refeições prontas, produtos proteicos, itens para air fryer e propostas pensadas para novas ocasiões de consumo.
Notícias relacionadas
SazonalidadeSupermercados reorganizam lojas e priorizam produtos frescos para o verão
Oportunidades de CrescimentoEficiência, dados e execução orientam os planos de Bazar e Hibe para 2026
Oportunidades de CrescimentoVarejo regional investe em ações para impulsionar as vendas da cesta de verão
Oportunidades de Crescimento







