ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14/01/2026
Categoria de Bebidas ajusta portfólio e execução para responder a novos hábitos de consumo
POR Bárbara Fernandes
EM 13/01/2026

Fotos: Adobe Stock e Divulgação
Com mudanças nos hábitos de consumo e maior atenção a saúde, conveniência e novas ocasiões, empresas da categoria de bebidas estruturam seus planos para 2026 com foco em inovação, ampliação de portfólio e fortalecimento da relação com o varejo.
Estratégias voltadas à execução no ponto de venda, desenvolvimento de categorias como zero álcool e desalcoolizados, além de iniciativas ligadas à sustentabilidade e à segmentação regional, orientam o planejamento de grupos como Heineken e Vinícola Aurora.
Heineken
A empresa espera que 2026 seja um ano de consolidação dos aprendizados e avanços, com foco em inovação, sustentabilidade e ampliação do portfólio para atender às novas demandas do brasileiro.
O varejo seguirá como um dos pilares centrais da estratégia da Heineken. “Continuaremos atuando de forma próxima e colaborativa, apoiando os parceiros para impulsionar o sell out, ampliar a visibilidade das marcas no PDV e contribuir para o crescimento das categorias como um todo”, ressalta Sabatine.
Desafios
Ao longo de 2025, foram identificadas oportunidades de crescimento em algumas frentes, como as embalagens menores, por exemplo.
Além disso, o portfólio de Craft foi fortalecido para melhorar o abastecimento em regiões onde o produto ainda não tinha presença.
“Para 2026, o foco será aproveitar essas oportunidades, ampliando a acessibilidade, reforçando a presença das marcas e garantindo que elas cheguem com variedade e consistência ao consumidor. A ideia é fortalecer o crescimento de vendas de maneira sustentável, mantendo nosso compromisso com inovação, qualidade e experiência do consumidor.”
Prioridades no relacionamento com o varejo em 2026
- Continuar evoluindo ao lado dos parceiros, fortalecendo alianças já consolidadas e construindo novas conexões que contribuam para o crescimento sustentável do setor
- Impulsionar a excelência na execução no PDV
- Acelerar categorias
- Desenvolver iniciativas que promovam a visibilidade das marcas
- Promover diferenciação da experiência de compra
- Intensificar o suporte personalizado aos clientes, inteligência de mercado e inovação como pilares

“Acreditamos que o sucesso no varejo é construído por meio de colaboração, visão de longo prazo e valor compartilhado. Estamos comprometidos em ser mais do que fornecedores. Queremos ser parceiros estratégicos, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do canal e para o fortalecimento da cadeia como um todo”, afirma Ricardo Sabatine, Diretor nacional de vendas OFF Premise do Grupo Heineken.
Tendências que guiam as estratégias
A Heineken está atenta às transformações nos hábitos e às novas ocasiões, especialmente no universo de produtos zero álcool, zero glúten e com baixa caloria.
Entre as marcas no segmento, estão Heineken 0.0, Sol, Sol Zero, Amstel Ultra e Praya Lager. “Elas reforçam nosso compromisso em oferecer experiências de qualidade.”
Novidades
Dando continuidade ao foco na saudabilidade, a empresa planeja ampliar as linhas zero com novas propostas e formatos que combinem sabor, leveza e conveniência.
“As inovações previstas estarão concentradas em categorias que dialogam diretamente com bem-estar, funcionalidade e novas ocasiões.”
Vinícola Aurora
A expectativa para 2026 é de um ano com muitas oportunidades, com uma safra superior à de 2025, o que cria condições favoráveis para ampliar a atuação e acelerar o ciclo de crescimento.
A empresa também vê espaço para conquistar novos mercados e atrair consumidores entrantes, especialmente em categorias que têm apresentado forte expansão.
Desafios
Em 2025, o maior desafio foi atuar em um mercado menos aquecido. “Mesmo assim, com criatividade e proatividade, conseguimos cumprir nossos objetivos. Para 2026, seguiremos fortalecendo esses pilares e ampliando nossa presença em categorias estratégicas”, explica Valerio.
Prioridades no relacionamento com o varejo em 2026
Avançar na estratégia de relacionamento customizado com cada parceiro. Isso significa considerar as diferenças regionais, entender as particularidades de cada rede e adaptar a oferta aos perfis de público atendidos.
“Esse olhar mais segmentado tem dado resultados importantes e continuará norteando nossa atuação.”

“Seguiremos atentos às movimentações do mercado e às oportunidades do setor de vinhos. As categorias de não alcoólicos e desalcoolizados continuarão recebendo forte atenção, assim como produtos premium e itens de consumo recorrente, áreas em que temos trabalhado para ampliar portfólio e valor agregado”, afirma Rodrigo Valerio, Diretor de marketing e vendas da Vinícola Aurora.
Tendências que guiam as estratégias
A redução do consumo de álcool entre as gerações mais jovens e o interesse crescente por produtos especiais, de uvas diferentes, guiam as estratégias da empresa.
Crescimento geral em torno de 10% para 2026 entre desalcoolizados e zero álcool, a expectativa da vinícola é de um avanço ainda mais robusto.
Novidades
Em 2026, a empresa irá celebrar 95 anos, o que inspira lançamentos e movimentos especiais ao longo do ano.
“Vamos manter os investimentos em inovação, tecnologia e equipamentos. As principais novidades estarão alinhadas às linhas sem álcool e espumantes.
Notícias relacionadas
SazonalidadeSupermercados reorganizam lojas e priorizam produtos frescos para o verão
Oportunidades de CrescimentoEficiência, dados e execução orientam os planos de Bazar e Hibe para 2026
Oportunidades de CrescimentoVarejo regional investe em ações para impulsionar as vendas da cesta de verão
Oportunidades de Crescimento







