20/02/2025
Valor médio da cesta de compras atinge o maior registro do ano até agora
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/11/2022
Foto: Stock Adobe
O estudo Neogrid Insights: Panorama do Mercado de Bens de Consumo, realizado pela Neogrid com base nos dados das empresas que compõe seu ecossistema: Horus, Lett, Smarket e Predify, mostra que o consumidor brasileiro gastou mais em supermercados e atacarejos no terceiro trimestre do ano, mas levou menos produtos para casa. As informações acerca dos valores despendidos nas compras do dia a dia refletem diretamente os efeitos da inflação na economia doméstica.
[noticiasRelacionadas]
No período, a alta nos preços atingiu a cesta de proteínas, motivando a substituição de alguns alimentos ou marcas. Essa tendência permanece como no primeiro semestre de 2022, ao verificar-se a troca da carne bovina por outros produtos, como ovos, linguiça, carne suína e frango.
De acordo com o Panorama do Consumidor, o valor médio das despesas registradas nos supermercados no terceiro trimestre de 2022 aumentou 7,9% antes os primeiros três meses deste ano. A média foi de R$ 89,78, a maior cesta de compras registrada no ano até agora, se comparada com os períodos anteriores, quando o consumidor gastou cerca de R$ 83,13.
Os cálculos foram elaborados pela Horus, empresa do ecossistema Neogrid, que analisou notas fiscais de mais de 60 mil pontos de vendas no último trimestre e concluiu que o brasileiro aumentou moderadamente o valor médio gasto nos supermercados nos últimos meses, em razão do avanço dos preços.
Em relação à média de itens comprados, os shoppers adquiriram menor quantidade de produtos, registrando o índice de 12,92, mas gastaram mais dinheiro nos estabelecimentos. Já entre janeiro e março deste ano, os consumidores colocaram mais mercadorias no carrinho, com média de 13,36, mas gastavam menos.
Entre as categorias, carnes e aves continuam em destaque, refletindo o aumento do consumo em todas as métricas analisadas; no tíquete médio, incidência no carrinho e média de itens comprados. Com elevação de 12,5%, a média de gastos foi a maior entre o primeiro e o terceiro trimestres de 2022, de acordo com o estudo do ecossistema Neogrid.
As únicas categorias que tiveram queda no valor médio gasto no último trimestre foram as bebidas não alcoólicas, peixes e frutos do mar. Já no indicador incidência nas compras, a maioria das categorias teve queda de presença nos carrinhos dos brasileiros, possivelmente em razão da alta geral dos preços.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

Arasuper reduz em 36,5% o índice de produtos sem giro
