SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Neogrid Horus Lett Smarket Predify

Valor médio da cesta de compras atinge o maior registro do ano até agora

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/11/2022

Foto: Stock Adobe

O estudo Neogrid Insights: Panorama do Mercado de Bens de Consumo, realizado pela Neogrid com base nos dados das empresas que compõe seu ecossistema: Horus, Lett, Smarket e Predify, mostra que o consumidor brasileiro gastou mais em supermercados e atacarejos no terceiro trimestre do ano, mas levou menos produtos para casa. As informações acerca dos valores despendidos nas compras do dia a dia refletem diretamente os efeitos da inflação na economia doméstica.

[noticiasRelacionadas]

No período, a alta nos preços atingiu a cesta de proteínas, motivando a substituição de alguns alimentos ou marcas. Essa tendência permanece como no primeiro semestre de 2022, ao verificar-se a troca da carne bovina por outros produtos, como ovos, linguiça, carne suína e frango. 

De acordo com o Panorama do Consumidor, o valor médio das despesas registradas nos supermercados no terceiro trimestre de 2022 aumentou 7,9% antes os primeiros três meses deste ano. A média foi de R$ 89,78, a maior cesta de compras registrada no ano até agora, se comparada com os períodos anteriores, quando o consumidor gastou cerca de R$ 83,13.

Os cálculos foram elaborados pela Horus, empresa do ecossistema Neogrid, que analisou notas fiscais de mais de 60 mil pontos de vendas no último trimestre e concluiu que o brasileiro aumentou moderadamente o valor médio gasto nos supermercados nos últimos meses, em razão do avanço dos preços.

Em relação à média de itens comprados, os shoppers adquiriram menor quantidade de produtos, registrando o índice de 12,92, mas gastaram mais dinheiro nos estabelecimentos. Já entre janeiro e março deste ano, os consumidores colocaram mais mercadorias no carrinho, com média de 13,36, mas gastavam menos. 

Entre as categorias, carnes e aves continuam em destaque, refletindo o aumento do consumo em todas as métricas analisadas; no tíquete médio, incidência no carrinho e média de itens comprados. Com elevação de 12,5%, a média de gastos foi a maior entre o primeiro e o terceiro trimestres de 2022, de acordo com o estudo do ecossistema Neogrid.

As únicas categorias que tiveram queda no valor médio gasto no último trimestre foram as bebidas não alcoólicas, peixes e frutos do mar. Já no indicador incidência nas compras, a maioria das categorias teve queda de presença nos carrinhos dos brasileiros, possivelmente em razão da alta geral dos preços.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn     Instagram   e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Neogrid, Horus, Lett, Smarket, Predify
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Adobe Stock AtacarejoPesquisa

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

ArasuperGestão e negócios

Arasuper reduz em 36,5% o índice de produtos sem giro

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembroPesquisa

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados