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Ruptura cai para 11% em outubro, o menor nível de 2025

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/11/2025

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Foto: Adobe Stock


O Índice de Ruptura da Neogrid, que mede a falta de produtos nas gôndolas, caiu para 11% em outubro, redução de 0,9 p.p. em relação a setembro. O movimento representa o menor nível do ano e o 3º mês consecutivo de estabilidade na disponibilidade.


“Existe uma queda no volume vendido nos varejos brasileiros, o que faz com os estoques girem mais devagar e, naturalmente, a indisponibilidade geral diminua. Somado a isso, grandes supermercados estão reorganizando seus mixs de produtos e enxugando itens de menor giro. Esses ajustes estão mais atrelados ao atual momento econômico do país do que a uma mudança estrutural no consumo”, afirmou Robson Munhoz, Chief Relationship Strategist da Neogrid.


Arroz, azeite, café e feijão registraram redução na ruptura em outubro. Ovos foram a única categoria em alta, avançando de 20,4% para 22,9%. No acumulado do ano, a indisponibilidade da categoria subiu 16,2%.


Mesmo com pressões sobre a avicultura, as exportações aumentaram após três meses de queda. Em outubro, o Brasil embarcou 2,37 mil toneladas, com receita de US$ 6,051 milhões, segundo a Secex. O volume cresceu 13,6% em relação a outubro de 2024 e a receita, 43,4%.


Os preços apresentaram variações conforme a embalagem. A caixa com seis unidades passou de R$ 8,91 para R$ 8,66, enquanto o pacote com 12 unidades subiu de R$ 12,16 para R$ 12,31. Formatos maiores tiveram oscilações positivas e negativas. Arroz, azeite, café e feijão também registraram variações de preço, com reduções em algumas variedades e altas em outras, dependendo do tipo e da sazonalidade.

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TAGS:Consumo, Neogrid, Pesquisa,Ruptura
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