62% dos consumidores já frequentam supermercados uma ou mais vezes por semanaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Destaques do ano: conheça mais sobre os cases finalistas do Prêmio Top Trade

25/11/2025

NEWSLETTER

62% dos consumidores já frequentam supermercados uma ou mais vezes por semanaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Neogrid Pesquisa Consumo Frequência de Compra

62% dos consumidores já frequentam supermercados uma ou mais vezes por semana

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/11/2025

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock 

 

A loja física ainda é a preferência entre os formatos do varejo alimentar para 64% dos consumidores. Já os que optam pelas compras 100% online representam 4% da população. O restante (32%) abrange os clientes que variam entre o presencial e o digital. 

 

O preço (71%), qualidade do produto (47%), variedade (41%) e proximidade (39%) lideram a lista do que mais pesa na hora de escolher onde comprar. Já em relação a frequência, a maior parte (62%) frequenta supermercados uma ou mais vezes por semana. Somente 12% vai às lojas apenas uma vez ao mês. Algo reforçado pela queda nas compras de abastecimento e expansão das lojas de vizinhança. 

 

Os dados são da Pesquisa de Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização 2025, da Neogrid. O levantamento também demonstra que, apesar das mudanças na rotina, seja pelo preço ou busca pela saudabilidade, a indulgência segue forte no orçamento da maior parte dos consumidores. 

 

Para se ter uma ideia, 45% afirmam não abrir mão de chocolates e doces, 23% de petiscos e snacks e 19% de bebidas alcoólicas. A compra desses itens pode estar relacionada a questões de saúde mental, uma vez que 70% dos respondentes afirmaram que esse é um fator que influência diretamente seu consumo.

 

Substituir marcas conhecidas por mais baratas é principal estratégia do consumidor para superar o aumento nos preços

 

Para enfrentar a alta nos preços, os consumidores têm substituído marcas conhecidas por versões mais em conta. O movimento de trade-down se acentua entre os itens de limpeza (69%), higiene pessoal (57%), alimentos e bebidas (54%), carnes (53%) e FLV (31%).

 

Outra estratégia adotada pelo consumidor tem sido comprar apenas produtos que estejam em promoção (52%),  reduzir a quantidade de itens comprados (39%), comprar em atacado ou em embalagens maiores (35%), preparar em casa produtos que antes comprava prontos e priorizar marcas próprias dos supermercados (ambos com 21%).

 

A economia também esteve presente durante as datas especiais como Dia das Mães e Páscoa para a metade da população. Mas a vontade de consumir se mantém para as próximas comemorações do ano entre 60% dos respondentes com ênfase na redução de gastos.

COMPARTILHAR
TAGS:Neogrid, Pesquisa, Consumo, Frequência de Compra
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockBain & Company

Cerca de 70% dos consumidores notam uma alta no preço dos alimentos; entenda quais estratégias estão sendo utilizadas para reduzir as despesas

Adobe Stock supermercado natalPesquisa

Cesta de natal terá alta de 4,5% neste ano, quase metade da elevação de 2024

Adobe StockTecnologia

Quase 80% acreditam que o WhatsApp será o principal canal de vendas até 2027, mas a maioria ainda subutiliza a plataforma

Adobe Stock gôndola de bebidas cervejas supermercadoConsumo

Impacto do metanol altera padrão de compras e impulsiona supermercados na busca por produtos de origem garantida

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados