SA+ Ecossistema de Varejo

Inteligência artificial Inovação

340 bilhões de dólares em economia no varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/02/2019

O uso de inteligência artificial (IA) pode levar o varejo a economiazar cerca de 340 bilhões. A conta leva em consideração a possibilidade de ampliação das utilizações da tecnologia em toda a cadeia de suprimento. É o que aponta levantamento do Instituto de Pesquisa Capgemini, que entrevistou 400 executivos do varejo em dez países. No estudo, todos os participantes relataram que suas empresas estavam implementando projetos com IA, mas em diferentes estágios. Apesar disso, ainda há muito a evoluir na utilização da inteligência artificial. Confira.

Uso em projetos complexos

8 vezes maior é a alta no número de varejistas propensos a utilizar IA em projetos de maior complexidade em relação ao ano anterior

Embora gerem resultados melhores, esses projetos, por serem mais demorados, não alcançam a escala necessária para ampliar o uso de ferramentas de inteligência artificial. O ideal seria se concentrar onde os ganhos são mais rápidos (veja tópico sobre utilização em operações)

Falta de foco no cliente

62% dos varejista implementaram a tecnologia em busca de redução de custos

Em contrapartida, o estudo indica que apenas 10% utilizam a inteligência artificial para melhorar a experiência do consumidor e somente 7% para entender suas necessidades. Segundo Kees Jacobs, vice-presidente de produtos de consumo global e da área de varejo da Capgemini, os varejistas devem ter cuidado para, ao perseguir ROI (retorno sobre investimento), desconsiderar o que o consumidor deseja

Área de operações em segundo plano

26% apenas das empresas adotaram a IA em suas operações

Contudo, é nesse setor que se pode conseguir resultados melhores e mais rápidos, conforme o levantamento do instituto. Atualmente, somente 7,9% usam a IA para análise de vídeo e identificação de furtos nas lojas e 7,6%, para otimização de planos de rota da cadeia de suprimento

COMPARTILHAR
TAGS:Inteligência artificial, Inovação
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GBMIX Quartier revoluciona atacarejo em PelotasInovação no Atacarejo

Rede de atacarejo chega ao setor com uma proposta mais premium

GCA otimiza operações com inteligência artificial da LEAFIOAutomação no Varejo

GCA otimiza operações com inteligência artificial da LEAFIO

Trade marketingInovação

Envie seu case de sucesso em trade marketing e inspire o mercado

Grupo Bahamas inova no Mês das Crianças com jogo de realidade aumentadaMês das Crianças

Grupo Bahamas inova no Mês das Crianças com jogo de realidade aumentada

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados