340 bilhões de dólares em economia no varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/02/2019
O uso de inteligência artificial (IA) pode levar o varejo a economiazar cerca de 340 bilhões. A conta leva em consideração a possibilidade de ampliação das utilizações da tecnologia em toda a cadeia de suprimento. É o que aponta levantamento do Instituto de Pesquisa Capgemini, que entrevistou 400 executivos do varejo em dez países. No estudo, todos os participantes relataram que suas empresas estavam implementando projetos com IA, mas em diferentes estágios. Apesar disso, ainda há muito a evoluir na utilização da inteligência artificial. Confira.
Uso em projetos complexos
8 vezes maior é a alta no número de varejistas propensos a utilizar IA em projetos de maior complexidade em relação ao ano anterior
Embora gerem resultados melhores, esses projetos, por serem mais demorados, não alcançam a escala necessária para ampliar o uso de ferramentas de inteligência artificial. O ideal seria se concentrar onde os ganhos são mais rápidos (veja tópico sobre utilização em operações)
Falta de foco no cliente
62% dos varejista implementaram a tecnologia em busca de redução de custos
Em contrapartida, o estudo indica que apenas 10% utilizam a inteligência artificial para melhorar a experiência do consumidor e somente 7% para entender suas necessidades. Segundo Kees Jacobs, vice-presidente de produtos de consumo global e da área de varejo da Capgemini, os varejistas devem ter cuidado para, ao perseguir ROI (retorno sobre investimento), desconsiderar o que o consumidor deseja
Área de operações em segundo plano
26% apenas das empresas adotaram a IA em suas operações
Contudo, é nesse setor que se pode conseguir resultados melhores e mais rápidos, conforme o levantamento do instituto. Atualmente, somente 7,9% usam a IA para análise de vídeo e identificação de furtos nas lojas e 7,6%, para otimização de planos de rota da cadeia de suprimento