SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carrefour, GPA e Assaí seguem tendência do mercado e apresentam avanços no e-commerce

22/03/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Inteligência artificial Inovação

340 bilhões de dólares em economia no varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/02/2019

O uso de inteligência artificial (IA) pode levar o varejo a economiazar cerca de 340 bilhões. A conta leva em consideração a possibilidade de ampliação das utilizações da tecnologia em toda a cadeia de suprimento. É o que aponta levantamento do Instituto de Pesquisa Capgemini, que entrevistou 400 executivos do varejo em dez países. No estudo, todos os participantes relataram que suas empresas estavam implementando projetos com IA, mas em diferentes estágios. Apesar disso, ainda há muito a evoluir na utilização da inteligência artificial. Confira.

Uso em projetos complexos

8 vezes maior é a alta no número de varejistas propensos a utilizar IA em projetos de maior complexidade em relação ao ano anterior

Embora gerem resultados melhores, esses projetos, por serem mais demorados, não alcançam a escala necessária para ampliar o uso de ferramentas de inteligência artificial. O ideal seria se concentrar onde os ganhos são mais rápidos (veja tópico sobre utilização em operações)

Falta de foco no cliente

62% dos varejista implementaram a tecnologia em busca de redução de custos

Em contrapartida, o estudo indica que apenas 10% utilizam a inteligência artificial para melhorar a experiência do consumidor e somente 7% para entender suas necessidades. Segundo Kees Jacobs, vice-presidente de produtos de consumo global e da área de varejo da Capgemini, os varejistas devem ter cuidado para, ao perseguir ROI (retorno sobre investimento), desconsiderar o que o consumidor deseja

Área de operações em segundo plano

26% apenas das empresas adotaram a IA em suas operações

Contudo, é nesse setor que se pode conseguir resultados melhores e mais rápidos, conforme o levantamento do instituto. Atualmente, somente 7,9% usam a IA para análise de vídeo e identificação de furtos nas lojas e 7,6%, para otimização de planos de rota da cadeia de suprimento

COMPARTILHAR
TAGS:Inteligência artificial, Inovação
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Projeto de parceria entre Target e Warby ParkerInovação

Target anuncia nova parceria e fortalece estratégia store in store

Nestlé inaugura nova linha de KitKat em Caçapava com a presença de Geraldo AlckminTecnologia

Gigante da indústria passa a utilizar inteligência artificial para gestão de estoque

Grupo CarrefourSegurança no Varejo

Carrefour reduz incidentes em 30% com câmeras corporais

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejoGrupo Heineken

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados