Maioria dos líderes afirmam que IA ocupa posição central nas estratégias voltadas à experiência do clienteSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governança se torna peça-chave nos planos conjuntos entre varejo e indústria

08/01/2026

NEWSLETTER

Maioria dos líderes afirmam que IA ocupa posição central nas estratégias voltadas à experiência do clienteSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Tecnologia para varejoKPMG Inteligência Artificial Pesquisa

Maioria dos líderes afirmam que IA ocupa posição central nas estratégias voltadas à experiência do cliente

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/01/2026

IA

Foto: Adobe Stock


Mais da metade (55%) dos líderes empresariais afirmam que a inteligência artificial ocupa posição central nas estratégias corporativas voltadas à experiência do cliente. A tecnologia vem sendo incorporada de forma mais estruturada aos processos de decisão, integração de canais e gestão de dados.


O dado integra o relatório Global Customer Experience Excellence Report, realizado pela KPMG, que reuniu 80.594 entrevistas e avaliou 2.684 marcas em 16 regiões do mundo.


Na avaliação do sócio da KPMG, Leonardo Giusti, o avanço da inteligência artificial marca uma transição nos modelos de experiência do cliente. “Ela deixa de ser um suporte tecnológico e passa a atuar como força motora da estratégia. A ascensão da inteligência artificial agêntica acelera a integração entre clientes, colaboradores e parceiros em uma mesma jornada inteligente, permitindo decisões em tempo real e experiências muito mais consistentes."


Para o  executrivo, "as organizações que conseguirem unificar dados, processos e tecnologia estarão preparadas para competir em um mercado onde a personalização será totalmente automatizada.”


O relatório destaca o conceito de “experiência completa”, caracterizado pela integração entre dados, processos e tecnologia. Essa abordagem reúne design centrado no cliente, análises orientadas por dados, atuação multicanal, capacitação de equipes e infraestrutura tecnológica unificada.


O levantamento mostra ainda que 6 das 16 marcas avaliadas mantiveram a liderança nacional em seus mercados, enquanto metade das empresas com melhor desempenho pertence ao setor varejista.


Além disso, 60% das marcas líderes registraram avanço anual nos índices de excelência em experiência do cliente, com crescimento médio de 3,1%.


“Os dados reforçam que as marcas que tratam a experiência do cliente como um pilar estratégico colhem resultados superiores. Ver metade das líderes vindas do varejo e a maior parte delas avançando em seus índices demonstra que excelência sustentada gera impacto real. A competitividade será definida pela capacidade de evoluir continuamente”, destaca o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa.


COMPARTILHAR
TAGS:Tecnologia para varejo,KPMG, Inteligência Artificial, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockConsumo

Dezembro foi o único mês de 2025 a apresentar retração no faturamento do varejo alimentar

alimentosInovação

Varejo amplia uso de inteligência artificial para reduzir desperdício de alimentos

Varejo Alimentar em ContextoPesquisa

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor nos primeiros 9 meses de 2025

TecnologiaPesquisa

Saiba quais são as 4 tendências que o setor deve ficar de olho em 2026

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados