3 especialistas contam por que é urgente adotar uma cultura de inovação
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/01/2019
Uma das principais fontes de competitividade hoje é a inovação. Ela pode melhorar produtividade, eficiência e rentabilidade, além de garantir a perenidade do varejo. “Em uma comparação entre Walmart e Amazon, na maioria dos indicadores financeiros o Walmart leva vantagem”, lembra Jorge Inafuco, sócio-diretor do Oasislab Innovation Space . Mas é a Amazon quem já superou a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado, feito que, além dela, somente a Apple alcançou até agora. “Na visão do mercado, a inovação que a Amazon traz deve ser um padrão que pode se tornar dominante no futuro. Ao passo que o Walmart, mesmo já entregando valor, é visto como uma companhia cujo modelo pode perder espaço nas próximas décadas”, explica Inafuco.
Nem toda inovação é disruptiva, como aquelas implantadas por Uber e Netflix, que mudaram a forma de consumir táxis e conteúdo audiovisual. Trazer inovação aos negócios pode acontecer em todos os níveis: em um caminho diferente para resolver antigos problemas, na maneira de atender melhor o cliente, em um processo conduzido de forma não pensada anteriormente
Pedimos a três especialistas para sugerir maneiras de tornar sua empresa mais inovadora e, com isso, melhorar o desempenho. Confira:
Paulo Sérgio da Silva
Fundador da Rock On Advisors , consultoria especializada em digital, ex-CEO do Walmart.com no Brasil, acumula mais de 25 anos na área de tecnologia
“ A agenda da inovação e da transformação digital veio para ficar e deve fazer parte da pauta da alta liderança da empresa. Afinal, é um tema do negócio e não pode ser delegado apenas para uma área da companhia. O ideal é traçar uma visão estratégica para o futuro e, a partir daí, aplicar a tecnologia disponível. O caminho da inovação é uma operação integrada, um grupo somado de iniciativas ”
Como acertar ao inovar
É sempre importante entender o ambiente em que estamos inseridos, observar como as pessoas se comportam, conhecer as aspirações do consumidor. Atualmente um ativo muito importante é o tempo. Os clientes querem comodidade. Melhorar a relação com o consumidor deve estar no foco.
O que gera inovação
A ferramenta para inovação é a boa ideia. Profissionais de todas as áreas da empresa devem ter em mente que a inovação pode vir deles. Não precisa ser disruptiva, mudar todo o rumo. Pode ser, por exemplo, a melhoria de um processo. Muitas vezes a inovação está ao lado, no próprio ambiente em que o funcionário atua todos os dias. Captar é 50% do processo, implantar é a outra metade desse trabalho.
Onde se inspirar
O Brasil olhou muito para o Vale do Silício e pouco para a China. Por lá o varejo andou numa velocidade muito rápida. Há bons exemplos em padrão de lojas, na conexão com fornecedores, meios de pagamento, redução do tempo na fila, utilização de dados.
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Romeo Deon Busarello
Diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa e professor de inovação e marketing nas faculdades ESPM e Insper
“ Se você quer salvar o mês, feche um bom contrato. Se quiser salvar o ano, reduza custos. Mas, se quiser salvar a década, invista em inovação. E um ponto importante é que a inovação não deve estar presente apenas no core business, mas também nas diferentes áreas da companhia ”
Como ser inovador
Tenho apenas uma dica para as empresas que desejam ser inovadoras: comecem. Esse trabalho tem início, não tem meio e também não tem fim. Não existe “bala de prata”; inovação envolve um montão de pequenas coisas, como definir um novo layout de loja, contar com ambientes de trabalho informais, valorizar verdadeiramente a diversidade, aceitar novos meios de pagamento, a exemplo de Apple Pay e bitcoin, entre tantas outras iniciativas que, somadas, criam um ambiente onde a inovação acontece.
Nem toda inovação é tecnológica
Muitas inovações envolvem tecnologia, mas isso não é uma regra. Quer um exemplo? Na década de 1980, a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns disseminou, de forma inovadora, o uso do soro caseiro e, com uma fórmula simples que combinava medidas de água, sal e açúcar, milhares de crianças foram salvas da morte por desidratação.
Agenda do século 21
Ainda há empresas que adotam um discurso de inovação, porém fazem pouco na prática. Para esse cenário mudar, é importante ter nas equipes pessoas plugadas na agenda do século 21. Um erro a ser evitado é o de tentar trilhar caminhos novos utilizando mapas antigos.
Jorge Inafuco
Sócio-diretor do OasisLab Innovation Space , hub de inovação especializado em varejo
“ Inovação precisa constar na pauta do planejamento estratégico de qualquer empresa. Para cerca de 90% das organizações de varejo, deveria estar entre os três principais itens. Pensar em inovação é uma urgência porque tem a ver com conseguir se conectar com as pessoas e estar pronto para lidar com o cliente, que muda rapidamente ”
Mudanças são rápidas
A última campanha eleitoral, em que o tempo de televisão não teve nenhum impacto no resultado, mostrou a importância de conseguir se comunicar diretamente com as pessoas, e essa transformação não aconteceu gradativamente, mas de forma avassaladora. O consumidor também está aberto à inovação, e uma dessas ondas, no mercado de consumo, pode ser muito negativa aos negócios de quem não se preparou. É importante realizar um diagnóstico do potencial da inovação. Isso permitirá identificar onde a inovação é mais urgente e onde a empresa vai ter maior retorno
Nova cultura
Inovação está dentro da discussão da transformação digital no varejo. Mas antes disso vem uma transformação cultural. É fundamental sensibilizar os fundadores, diretores, toda a alta administração para ser incentivadora dessa nova forma de pensar os negócios. Muitas redes já têm, participando das decisões, a segunda ou a terceira geração, com pessoas que estão abertas à tecnologia por terem contato com ela há muito tempo. Para a inovação, essa diferença de gerações é oportunidade.
Rotina colaborativa
A inovação acontece nos problemas, à base de diálogo para encontrar soluções. Uma boa ideia em tecnologia pode vir de um comprador que viu um modelo interessante em um fornecedor. Inovação não é uma tarefa solitária.
Oportunidade de lucrar
Certamente inovação pode ajudar o setor a melhorar a lucratividade. Isso depende de identificar os principais problemas, as principais dores, e empreender esforços específicos para resolvê-los com inovação. Se a lucratividade é resultado de vendas obtidas e custos e despesas pagos, um caminho é identificar o que causa maior impacto em cada item e aplicar ações inovadoras.
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