42% dos consumidores pagariam mais para ter uma experiência aprimorada no varejo alimentar físicoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

#TradeConnection: entenda por que retail media está em um estágio maior de maturidade no canal farma

12/08/2025

NEWSLETTER

42% dos consumidores pagariam mais para ter uma experiência aprimorada no varejo alimentar físicoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

InovaçãoSupermercados Neogrid Opinion Box

42% dos consumidores pagariam mais para ter uma experiência aprimorada no varejo alimentar físico

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/06/2025

Imagem do editor

Self-Checkout do Prezunic em Icaraí. Foto: Divulgação


As lojas físicas de supermercados vêm sendo cada vez mais associadas à inovação pelos consumidores brasileiros. É o que mostra um estudo da Neogrid em parceria com o Opinion Box: 66% dos entrevistados identificam um movimento positivo do varejo físico em direção ao uso de tecnologias.


A percepção acompanha uma série de mudanças em curso no setor. A maioria dos consumidores (61%) já utilizou caixas de autoatendimento e aprovou a experiência, enquanto 23% demonstram interesse em testar. Apenas 5% afirmam que não pretendem usar esse tipo de recurso.


Outras tecnologias mais avançadas também começam a se disseminar nos pontos de venda. De acordo com a pesquisa, 39% dos respondentes já utilizaram e aprovaram soluções como escaneamento por celular, realidade aumentada e inteligência artificial. Outros 47% ainda não testaram, mas estão abertos a experimentar.


A valorização da inovação aparece ainda na disposição de parte dos consumidores em pagar mais por experiências aprimoradas no varejo físico: 24% estão dispostos e 18% muito dispostos a arcar com custos adicionais. Já 37% se declaram neutros quanto a esse tipo de cobrança.


Digitalização se consolida, mas não exclui o físico


O estudo mostra também que o uso de canais digitais se tornou parte da rotina dos consumidores. Segundo os dados, 75% utilizam aplicativos de supermercados com frequência: 33% semanalmente, 23% mensalmente e 19% diariamente. Apenas 4% usam esse tipo de recurso de forma ocasional.


Plataformas de terceiros também fazem parte do hábito de consumo. O uso ocasional soma 35%, enquanto 27% usam semanalmente e 8% diariamente. Apenas 9% afirmam nunca ter feito compras de supermercado por canais digitais.


A principal motivação para essa migração é a entrega rápida, mencionada por 65% dos respondentes. Outros fatores incluem personalização de produtos (14%), experiências imersivas (8%) e uso de inteligência artificial (6%).


Apesar da presença digital crescente, o varejo físico ainda é valorizado por sua diversidade de produtos e marcas, apontada por 50% dos entrevistados como principal atrativo. Outros fatores incluem a agilidade na entrega (31%) e facilidades como pagamento móvel (6%).


Desafios e prioridades para o setor


Para Bruno Maia, head de Dados e IA da Neogrid, a principal questão para o setor deixou de ser entender o que precisa ser feito e passou a ser como aplicar essas soluções de forma estratégica. “O consumidor está cada vez mais habituado ao uso da tecnologia em todos os aspectos da vida. Ele busca agilidade, autonomia e experiências relevantes, e isso vale também para as compras de supermercado”, afirma.


Ao projetar o futuro do varejo físico, os consumidores esperam mais tecnologia (49%), personalização da oferta (21%) e maior facilidade nas trocas e devoluções (18%).


“O investimento em inovação só faz sentido quando gera valor real para o consumidor. Não se trata apenas de impressionar, mas de resolver problemas, otimizar a jornada e respeitar o perfil de cada cliente”, conclui Maia.

COMPARTILHAR
TAGS:Inovação,Supermercados, Neogrid, Opinion Box
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock HiBeHibe

Três estratégias para elevar a categoria de higiene e beleza no varejo

Iquegami _ Fachada  _ CatanduvaExpansão

Iquegami Supermercados projeta R$ 1 bilhão em faturamento para 2025

shopper-osasco-1-1024x576Supermercados

Shopper amplia negócio com novo centro de distribuição e entrada no iFood

Adobe Stock supermercadoEconomia

Varejo e indústria de alimentos propõem ações para conter efeitos de tarifa dos EUA

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados